UOL Esporte Tênis
 
12/02/2010 - 16h29

Sob 42 graus, Bellucci e Mello vencem e garantem Brasil na semi em Sauipe

Roberta Nomura
Na Costa do Sauipe (BA)*

O clima voltou a castigar os tenistas nesta sexta-feira na Costa do Sauipe (BA). Se no dia anterior, a chuva provocou o adiamento de todas as partidas, nesta tarde foi o calor que maltratou os tenistas. Sob a temperatura de 42 graus na quadra, o brasileiro Thomaz Bellucci abreviou o ‘sofrimento’ e confirmou o favoritismo diante do espanhol Daniel Gimeno-Traver ao vencer o duelo remarcado por 2 sets a 0, parciais de 6-4 e 6-2, e enfrentará o compatriota Ricardo Mello nas quartas de final. Com o confronto verde-amarelo, o país está garantido na semifinal.

Como a chuva cancelou os jogos da quinta, quatro jogos de simples foram remanejados para as 15h (de Brasília). O duelo nacional será ainda nesta sexta, na quadra central, após as 21h30 (de Brasília). "Preferia ter jogado ontem para ter um descanso maior. Mas o jogo acabou sendo mais rápido do que eu esperava. Vou estar descansado para a noite e vou torcer para o Ricardinho [Mello] para garantir o Brasil na semifinal", afirmou Bellucci.

E a torcida deu certo. Logo na sequência, Ricardo Mello conquistou uma convincente vitória diante do romeno Victor Hanescu, atual 44 do mundo, com parciais de 7-5 e 6-3. Esta será a terceira vez em que dois brasileiros se enfrentaram nas quartas de final do Aberto do Brasil. Nas duas ocasiões anteriores, o próprio Mello estava envolvido e foi derrotado por Alexandre Simoni, em 2001, e por Gustavo Kuerten, em 2003.

Ainda diante de uma arena com poucos torcedores, Bellucci conseguiu uma quebra já no terceiro game, em sua única chance diante do adversário. Aos poucos, o público foi ocupando alguns lugares, principalmente na sombra.

Com o brasileiro no saque, Gimeno-Traver não teve nenhuma chance. O paulista de Tietê teve 77% de aproveitamento no segundo serviço e não deu espaço para o espanhol tentar devolver a quebra. No décimo game, Bellucci encaixou seu primeiro ace e, logo na sequência veio o segundo, para fechar em 6-4.

Com golpes que arrancavam empolgados aplausos dos espectadores, o tenista de 22 anos conseguiu quebras nos dois primeiros serviços de Gimeno-Traver e abriu 4 games a 0. Mas, desta vez, o brasileiro teve mais trabalho e conseguiu salvar cinco chances que o espanhol teve de vencer em seu saque. Bellucci ainda desperdiçou boa chance de encurtar ainda mais o confronto, mas venceu o 81º do mundo sem maiores problemas ao finalizar o segundo set em 6-2.

Mello desbanca 44 do mundo

Convidado, Ricardo Mello alcançou sua segunda melhor participação na Costa do Sauipe até o momento - em 2005, o brasileiro foi derrotado na semifinal por Rafael Nadal. Nesta sexta, o paulista de Campinas tinha um duelo difícil pelas oitavas. Mas diante do algoz de João Souza, o Feijão, o tenista anfitrião fez uma bela partida.

No primeiro set, Mello salvou cinco break points e conseguiu uma quebra no fim para fechar em 7-5. Na segunda parcial, cada um dos tenistas teve quatro oportunidades de quebrar o saque adversário, mas Hanescu não conseguiu fazê-lo, viu a vitória do brasileiro em seu saque e perdeu por 6-3.

Cabeça de chave número 2 está fora

Atual número 30 do mundo, Albert Montañes foi eliminado nesta sexta pelo polonês Lukasz Kubot, com duplo 6-2. Segundo cabeça de chave do torneio na Costa do Sauipe, o espanhol se despede nas oitavas. Agora, o número 56 do ranking terá pela frente o italiano Fabio Fognini, que após levar 'pneu' no primeiro set, virou sobre o espanhol Marcel Granollers e venceu com parciais de 0-6, 6-1 e 7-6 (1).

*Atualizada às 17h01

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host