UOL Esporte Tênis
 
10/03/2010 - 10h35

Alerta às lesões, Nadal volta visando recuperar confiança e defender posição

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um mês e doze dias após sua última partida, disputada no Aberto da Austrália, o tenista Rafael Nadal acredita estar totalmente recuperado das dores no joelho direito e bem preparado para iniciar seu retorno ao alto nível do tênis.

Entretanto, o espanhol confessa que as constantes lesões o preocupam e vê nos torneios Masters 1000 de Indian Wells e Miami grandes desafios, já que ainda sente a necessidade de recuperar a confiança em quadra.

“Claro que há dúvidas quando se tem lesões, mas a longo prazo verei se tenho que me preocupar realmente. Agora espero jogar bem e ir recuperando a confiança. São torneios em que eu quase sempre me dei bem. Viajo com toda a esperança”, disse o jogador em entrevista ao diário As.

“O fundamental é que me encontro bem fisicamente, forte, e os joelhos não doem mais. Cheguei a fazer treinamentos de até três horas. Falta a competição e retomar a confiança. Eu digo que vou tentar sair com boas opções de jogo em todos os torneios, ao menos para poder competir. Ganhar já depende de muitos fatores”, completou.

Após a sequência de torneios nos Estados Unidos, todos em quadras rápidas, Nadal se voltará para as disputas de saibro na temporada da Europa – destaques para os Masters de Monte Carlo, Roma e Madri além de Roland Garros (dos quais defende os pontos dos dois primeiros). Por isso, a evolução de seu jogo nos dois campeonatos americanos fica ainda maior.

“Entrar bem na temporada europeia é um dos grandes objetivos pelos pontos que defendo. Além de jogar bem nos Estados Unidos, a ideia é que eu vá ganhando confiança para quando chegue o momento de defender esses pontos na Europa”, afirmou.

Apesar da consciência de que não entra em Indian Wells na sua melhor condição, Nadal joga com grande responsabilidade, já que pode deixar a terceira posição no ranking caso não seja campeão no torneio (esse fato depende também do desempenho de Andy Murray).

No caminho para chegar à decisão, o chaveamento pode colocar Nadal frente ao russo Nikolay Davydenko (nas quartas), além dos norte-americanos John Isner ou Sam Querrey. Roger Federer, atual número um do mundo, só pode entrar no caminho do espanhol na final do torneio.

Nadal opina sobre a situação do suíço, que segundo ele conseguiu boa vantagem vencendo o primeiro Grand Slam do ano.

“Federer venceu o primeiro Grand Slam na Austrália, e é uma janela muito importante para a nova fórmula de pontuação. Com essa janela ele pode ir ajustando seu calendário. Em geral, os mais jovens estão nos primeiros lugares, o tempo irá passando e acredito que Federer irá se adequando ao calendário cada vez mais”, afirmou.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host