UOL Esporte Tênis
 
11/03/2010 - 18h44

Safin joga futebol com Zico e revela torcer por rival de ex-time do técnico

Rubens Lisboa
No Rio de Janeiro*
  • Zico dá autógrafo ao russo Marat Safin antes de bater bola com o tenista no estádio do Maracanã

    Zico dá autógrafo ao russo Marat Safin antes de bater bola com o tenista no estádio do Maracanã

Sem poder se encontrar com seu adversário da estreia no Rio Champions, o sul-africano Wayne Ferreria devido a atraso de voo, Marat Safin pôde pisar o gramado do Maracanã e bater bola com Zico, maior artilheiro da história do estádio e um dos principais ídolos do futebol brasileiro.

No encontro com Zico, o tenista russo mostrou seu lado tiete, logo pediu uma caneta para receber autógrafo na camisa de seleção brasileira que ganhou e conversou sobre futebol, lembrando do fato de o treinador ter passado pelo futebol russo, mas não exatamente do clube que curiosamente é rival do seu.

“Você treinou o Rubin Kazan?”, perguntou Safin, antes de ouvir Zico dizer que o clube pelo qual trabalhou no futebol russo até o ano passado foi o CSKA. “Eu sou torcedor do Spartak Moscou, tem bastante rivalidade”, afirmou Safin.

Em campo ao lado de Fernando Meligeni, Cedric Pioline, Jim Courier, Mark Philippoussis, Mats Wilander e Mikael Pernfors, além de Thomaz Koch, Safin mostrou até certo controle de bola, mas quando chutava ao gol levava perigo apenas aos fotógrafos que estavam atrás da meta.

Numa de suas tentativas de chutar de longe, o russo mandou a bola para o alto e ela acabou caindo no gol, o que rendeu uma comemoração com Safin dando uma estrela no gramado. Ao contrário do tênis, onde tem a empunhadura de destro, para o futebol Marat Safin chuta a bola com a perna esquerda.

“Achava que eram 200 mil pessoas, agora sei que é quase a metade disso, mas ainda assim é gigante! É uma honra conhecer o Maracanã e ter a chance de bater uma bola com o Zico, que é um grande ídolo. Nos divertimos muito no gramado, mas acho que como jogadores de futebol somo muito bons tenistas”, afirmou o russo sobre o bate-bola no gramado que teve Zico como goleiro em cobranças de pênalti.

O único conhecedor do assunto não aprovou nenhum dos tenistas como jogadores de futebol. "O único que leva algum jeito com a bola é o baixinho (Mikael Pernfors). Os outros não tem a menor habilidade, nem o Meligeni que é brasileiro", brincou Zico, se esquecendo que o tenista nasceu em Buenos Aires, na Argentina.

Russo mostra irreverência em apresentação de torneio

Em seu primeiro dia no Brasil, o russo Marat Safin mostrou simpatia e uma irreverência rara para quem já esteve no topo do tênis mundial. No dia de apresentação do Rio Champions, o ex-número 1 do mundo esteve ao lado dos outros participantes do torneio para veteranos e roubou a cena atacando até mesmo de repórter ao fazer pergunta para o sueco Mats Wilander.

Aposentado desde o outubro do ano passado, quando perdeu para o argentino Juan Martín Del Potro no Masters 1000 de Paris, Marat Safin admitiu ser estranho jogar entre tenistas que já deixaram as quadras há algum tempo. "É quase uma comédia depois de apenas quatro meses após deixar o circuito mundial, jogar com aposentados. Me desculpe, são lendas (risos). É um prazer jogar com essas lendas", afirmou Safin em tom de brincadeira.

Depois de ter declarado que gostaria de ficar um tempo afastado do tênis após se aposentar, o russo decidiu aceitar um convite feito por outro ex-número 1, o norte-americano Jim Courier, criador deste circuito de veteranos que tem sua disputa iniciada nesta sexta-feira às 18h, no Maracanãzinho.

Conhecido por polêmicas que abalaram sua relação com a imprensa, devido aos relatos de ser um jogador festeiro, que "curtiu mais a vida fora do tênis” do que outros tenistas, Safin ironiza e rebate, sem deixar de fazer uma piada.

"Essa é uma pergunta muito repetida. Respondo lhe devolvendo uma pergunta. Como é que eu consegui ganhar títulos importantes e ser número 1 do mundo saindo tanto, beber tanto e curtir tanto? O Jim Courier disse que acha que eu vou passar dias bebendo. Isso todos vão, apesar de alguns estarem com suas esposas. Mas também vai ter tênis, eventos com crianças, mais do que apenas diversão", disse Safin.

*Atualizado às 20h42

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host