UOL Esporte Tênis
 
12/03/2010 - 20h07

Final brasileira entre pupilos de Larri Passos marca decisão do Banana Bowl

Do UOL Esporte
Em São Paulo

As categorias 14 e 16 anos do torneio Banana Bowl chegam em sua reta final com a presença de quatro tenistas brasileiros nas finais da competição, que ocorre neste sábado.

DECISÃO BRASILEIRA EM SC

  • Gilberto Viegas/Agência AIGV

    Thiago Monteiro está na decisão

  • Gilberto Viegas/Agência AIGV

    E enfrenta Gustavo Castro na final

Pupilos de Larri Passos, Thiago Monteiro e Gustavo Castro vão fazer final brasileira dos 16 anos e devolver ao país o título que foi conquistado por estrangeiros no último ano. O Brasil terá ainda Silas Cerqueira e Carolina Meligeni Alves nos 14 anos, que abrirão os jogos das finais neste sábado, às 9h, com entrada gratuita ao publico.

Monteiro está em busca do seu quinto título nos torneios da Confederação Sul-americana em 2010. Ele já faturou as etapas da Venezuela, Equador, Colômbia e Peru, e depois de derrubar o peruano nesta sexta-feira, em partida emocionante com direito a tie-break, acabou triunfando com parciais de 3-6 7-6(3) e 6-3, e irá fazer sua quinta final na Gira Cosat ao lado do companheiro de treinos, Gustavo Castro, que teve uma semifinal mais tranquila e aplicou 6-4 e 6-3 sobre o equatoriano Casares Rosa.

“O Brasil já tem o título garantido e estou bem feliz por ter colaborado com isso. Nós já fizermos uma final no Equador e eu perdi. Tenho certeza de que será um jogo bem duro”, disse Castro, que também treina na academia de Larri Passos e nesta temporada ficou com o vice no Paraguai e caiu na semifinal no Peru.

Roberto Carvalho, um dos técnicos dos dois brasileiros, não conteve sua felicidade. "Os meninos estão trabalhando sério e isso é fruto do trabalho de toda nossa equipe, com a chefia de Larri. Aqui no Banana e na Gerdau o Thiago tem o apoio da parceria CBT/Correios e isso também é um incentivo a mais para um tenista juvenil”, disse.

Na categoria 14 anos, Carolina Meligeni Alves, depois de passar pela paraguaia cabeça de chave número um 1 Carolina Giangreco, com parciais de 6-2, 1-6 e 6-3, irá fazer sua primeira final em torneios da Gira Cosat, contra Sara Gimenez. Ela chorou bastante após o último ponto. “A última vez que eu joguei com a Gianfreco eu perdi”.

“Vou ter que estudar bem como enfrentar a adversária porque ela bate sempre firme. Estava torcendo pela Ingrid, para fazer uma final brasileira, que pena que não aconteceu", disse Alves, que teve momentos dramáticos no jogo. "Estava perdendo e lembrei de usar a mesma estratégia do meu tio, que corria o tempo inteiro na partida e não entregava um ponto sequer”, afirmou a sobrinha de Fernando Meligeni.

No masculino Silas Cerqueira confirmou, mais uma vez, a condição de principal favorito dos 14 anos. Ele eliminou o argentino Facundo Alvo em três sets, com 7-5, 3-6 e 6-3, e terá que dividir a quadra com o argentino Matias Kucas.

Entre as meninas dos 16 anos a briga será entre Argentina e Bolívia. Francesca Rescaldani (ARG) venceu Maria Ines Deheza (BOL) com parciais de 3-6, 7-5 e 6-1 e terá pela frente a irmã gêmea da sua adversária das semifinais, a boliviana Maria Paula Deheza. As finais das categorias 14 anos feminina e masculina acontecem neste sábado, a partir das 9 horas, no Bela Vista Country Club. A entrada é franca.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host