UOL Esporte Tênis
 
13/03/2010 - 00h01

Safin decepciona e perde para Wayne Ferreira sem quebrar nenhuma raquete

Rubens Lisboa
No Rio de Janeiro

Principal atração do Rio Champions e tenista a menos tempo fora de atividade, o russo Marat Safin, ex-número 1 do mundo, não teve a estreia desejada em sua primeira partida como veterano e decepcionou ao ser batido por Wayne Ferreira com 2 sets a 0, 7-6(7-4) e 6-4.

No primeiro set, Marat Safin foi inconstante em seus serviços e disputou uma partida equilibrada com Wayne Ferreira, oito anos mais velho e que encerrou sua carreira há mais de quatro anos. Cometendo erros, o russo teve de disputar o tie-break, quando não conseguiu superar Ferreira e perdeu a parcial.

O russo começou ainda pior no segundo set, mas se recuperou contando com erros do adversário, que acabaram não sendo suficientes para a vitória de Safin. Mesmo nos momentos complicados, ele mostrou muito mais calma do que quando era profissional e não quebrou nem sequer uma raquete.

“Eu não tinha mais força para quebrar a raquete. Depois de 20 minutos estava morto, não tinha força para gritar. Mas vou tentar dar uma melhorada”, ironizou Safin.

Depois de perder para Wayne Ferreira, jogador oito anos mais velho, Marat Safin afirmou que foi complicado voltar às quadras após pegar uma raquete apenas duas vezes desde que abandonou a carreira, há quatro meses.

“Foi difícil depois de quatro meses parado voltar a jogar, estou fora de forma. Tentei fazer o melhor, no final acabei jogando melhor, mas o Ferreira jogou bem, está em forma, sacou bem. A gente se divertiu um pouco, mas depois de quatro meses parado é difícil conseguir jogar bem”, afirmou Safin logo após a derrota.

Safin enfatizou os problemas físicos, afirmando que sentiu incômodos durante os treinamentos para disputar o torneio de veteranos pela primeira vez, em sua visita ao Rio de Janeiro.

“Comecei a treinar ontem durante 20 minutos e o ombro doeu, o cotovelo doeu, o joelho doeu, fiquei com bolhas. Tudo doía. Mas depois desses anos todos o que eu mais queria fazer era descansar, jogar só para me dividir e também para promover o esporte, o que puder fazer para ajudar o tênis, eu farei”, disse Safin.

Depois da experiência ruim no início de sua “carreira de aposentado”, o tenista russo avisa que vai demorar um pouco a voltar às quadras para disputar partidas devido à falta de motivação para poder treinar e jogar como fazia até o ano passado.

“Vai demorar um pouco para eu me reacostumar a entrar na quadra para treinar. Entrar na quadra para jogar é um prazer, mas não tenho motivação para treinar e por enquanto preciso de tempo para voltar”, completou o russo.

Na briga por uma vaga na final do Rio Champions, Wayne Ferreira enfrenta neste sábado o brasileiro Fernando Meligeni. Enquanto isso, Safin joga uma partida de duplas com os outros derrotados na noite de sexta-feira.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host