UOL Esporte Tênis
 
14/03/2010 - 15h22

Meligeni brilha, contém Philippoussis e leva primeiro título de veterano

Rubens Lisboa
No Rio de Janeiro*
  • Fernando Meligeni beija o troféu do Rio Champions após conquistar o título ao derrotar Philippoussis

    Fernando Meligeni beija o troféu do Rio Champions após conquistar o título ao derrotar Philippoussis

Depois de sete anos da conquista da medalha de ouro nos Jogos Pan-Americanos de Santo Domingo-2003, que marcou o encerramento de sua carreira profissional, Fernando Meligeni conquistou seu primeiro título como veterano no Rio Champions na tarde deste domingo ao derrotar o australiano Mark Philippoussis por 2 sets a 1, parciais de 6-2, 4-6 e 10-8.

Jogando a decisão de um título de veteranos pela quinta vez, e a primeira com o filho Gael nas tribunas, Fernando Meligeni conseguiu se impor no primeiro set e garantiu a quebra logo no primeiro game. Concentrado e sem fazer atos inusitados, o brasileiro aproveitou o momento ruim de Philippoussis e venceu a primeira parcial.

Mark Philippoussis passou a cometer menos duplas-faltas e cravar mais aces no segundo set e superou Fernando Meligeni no final, quando o anfitrião não conseguiu manter o equilíbrio do confronto, o que forçou a disputa do terceiro set em um super tie-break.

O set final da partida lembrou os bons tempos de Fernando Meligeni, de vencer na raça e conquistar pontos complicados. O tenista abriu vantagem logo no início da parcial e teve quatro pontos para encerrar a partida após fazer jogadas plásticas que levantaram o público no Maracanãzinho.

Mas como era uma partida de Fernando Meligeni, a situação começou a se complicar e Mark Philippoussis salvou três match points contando com erros chamados de “bobos” pelo brasileiro, que conseguiu a vitória no quatro ponto decisivo que tinha e levantou a torcida com o troféu do Rio Champions.

“A fralda está cara, tem que jogar bem. Mas é uma motivação muito legal. Nunca tinha imaginado que tanto a Carol (esposa) quanto o Gael me dessem tanta força. Eu já tenho o respeito pelo jogo, pela conquista, pelo dinheiro, sempre tive uma ideia muito clara que tenho de dar meu 100% quando jogo. Além de ser uma pressão, é uma alegria, uma coisa que só quando você é pai que pode perceber”, afirmou Meligeni após a partida.

A conquista do título no Rio de Janeiro rendeu a Fernando Meligeni US$ 60 mil de premiação, além de 800 pontos que lhe colocaram na liderança do ranking Champions Series de tênis, com Philippoussis em segundo com 500. A próxima etapa do circuito será em Boston, nos Estados Unidos, entre 29 de abril e 2 de maio.

*Atualizado às 16h01

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host