UOL Esporte Tênis
 
21/03/2010 - 20h18

Com status de 'veterano', Ljubicic bate Roddick e conquista seu 1º Masters

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O croata Ivan Ljubicic conquistou neste domingo o título mais importante da sua carreira no Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos. O tenista bateu na decisão o norte-americano Andy Roddick por 2 sets a 0, com parciais de 7-6 (7-3) e 7-6 (7-5). O atual número 26 do ranking nunca havia levantado um troféu de Masters e, de quebra, aumentou o jejum dos norte-americanos, que não vencem em casa desde 2001.

Dois dias depois de completar 31 anos, Ljubicic finalmente alcançou o seu primeiro título de Masters. Ao longo da carreira, ele chegou a ser o número 3 do ranking em maio de 2006, isso mesmo sem ter conquistado um título tão importante como este. A última vez que se tornou campeão foi no ano passado, no Torneio de Lyon.

O resultado aumentou o jejum dos Estados Unidos na competição. A última vez que um norte-americano se tornou campeão em Indian Wells foi em 2001 com Andre Agassi, na decisão contra Pete Sampras. Depois disso, James Blake em 2006 e Mardy Fish em 2008 chegaram à decisão, mas perderam o título para Roger Federer e Novak Djokovic, respectivamente.

O primeiro set foi uma batalha de saques, com 21 aces no total. O croata executou 13 serviços perfeitos, enquanto o número 8 do ranking fez oito aces. Sem nenhuma quebra, o duelo seguiu game a game, cada atleta confirmando o seu serviço. No entanto, chances não faltaram, foram quatro oportunidades de Roddick e três de Ljubicic.

Diante deste cenário, a partida seguiu igual até o tie-break. No entanto, na hora da decisão, o croata número 26 do ranking foi mais decisivo do que Roddick e, com golpes precisos, abriu vantagem ao fazer 7 a 3.

O segundo set foi praticamente uma cópia do set inicial. Os dois tenistas apresentavam muita dificuldade de alcançar uma quebra, principalmente, porque os dois atletas sacam muito bem. Com o apoio da torcida, Roddick teve duas chances de quebrar o saque rival, mas fracassou em ambas.

O embate foi para o seu segundo tie-break e Ljubicic se mostrou mais uma vez muito sereno na decisão. O croata aproveitou os erros de Roddick e executou os seus saques poderosos para fechar a seu favor. Ele chegou a abrir 6 a 2, o norte-americano esboçou uma reação, mas Ljubicic selou a vitória com mais um ace, fazendo 7 a 5. No total, foram 21 aces do número 26 da ATP contra 12 do adversário.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host