UOL Esporte Tênis
 
Lakruwan Wanniarachchi/AFP

Tenista indiana Sania Mirza se casará com jogador de críquete, astro paquistanês

30/03/2010 - 10h49

Casamento de tenista e astro do críquete gera polêmica entre Índia e Paquistão

Das agências internacionais
Em Nova Délhi (IND)

A tenista indiana Sania Mirza aceitou o pedido de casamento e se unirá com o jogador de críquete Shoaib Malik, em um relacionamento cheio de polêmica. Acontece que ambos, de famílias muçulmanas, já haviam sido prometidos para outras pessoas, além do fato de Malik ser do Paquistão, país rival da Índia.

  • Sania Mirza, que já foi 32ª do ranking e hoje é 92ª, havia sido prometida a um amigo de infância, assim como ocorreu a seu novo noivo, seguindo costumes

De acordo com a imprensa indiana, o pai da tenista, Imran Mirza, confirmou que os atletas vão unir seus laços no próximo mês e morarão juntos em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos.

Apesar da formalidade de o pai do jogador de críquete ter ido pedir a mão da tenista em frente à toda a família de Mirza, o caso tem uma dose de polêmica pelos compromissos anteriores a que ambos estavam ligados, um costume cultural muito rígido na cultura de ambos.

Mirza, de 23 anos, havia sido prometida a um amigo de infância e chegou a anunciar que deixaria o tênis depois de suas bodas, em 2011. No entanto, ela alegou incompatibilidade e cancelou o matrimônio.

Já Malik, um dos jogadores mais populares do Paquistão, estava de casamento combinado com uma jovem, também da Índia, mas há alguns anos também mudou de ideia.

Na Índia, ainda é comum o matrimônio de modo arranjado, um processo em que as famílias tem papel muito discutido, por ser cerceado o direito de os próprios noivos escolherem seus relacionamentos.

A jogadora de tênis chegou a ser 32ª colocada no ranking mundial, mas passa por uma fase de baixa este ano, com uma série grande de derrotas. Ela é uma estrela para a população indiana, como a melhor classificada do país no ranking de tênis em simples, tanto no feminino quanto no masculino, atualmente em 92ª.

Fora os casamentos prometidos desfeitos, o casamento entre a indiana e o paquistanês coloca em discussão a disputa entre os países, que são rivais na Ásia por questões principalmente territoriais nas últimas seis décadas.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host