UOL Esporte Tênis
 
08/04/2010 - 11h29

Ivan Lendl volta a jogar em exibição após 16 anos de sua aposentadoria

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Ivan Lendl perdeu para Bernd Karbacher em seu jogo de despedida no Aberto dos EUA de 1994

    Ivan Lendl perdeu para Bernd Karbacher em seu jogo de despedida no Aberto dos EUA de 1994

Após 16 anos de seu abandono às quadras forçado por uma contusão, Ivan Lendl voltará a jogar uma partida aos 50 anos em um duelo de exibição com outro ex-número 1 do ranking mundial, o sueco Mats Wilander. O jogo será realizado no sábado em Atlantic City, no estado norte-americano de New Jersey.

O evento terá a atual número 4 do mundo no ranking feminino, Venus Williams, como anfitriã e apresentará também duelos do norte-americano Andy Roddick com o russo Marat Safin, e de Pete Sampras com James Blake. Em entrevista ao jornal Philadelphia Inquirer, Lendl afirma que o fato de ter aberto uma academia na Flórida ajudou na decisão de voltar à quadra.

“Eu imaginei que se estou ensinando crianças, tenho que mostrar como que se bate na bola em vez de falar”, brinca o ex-tenista, que ganhou oito títulos de simples em torneios de Grand Slam, sendo dois no Aberto da Austrália, três em Roland Garros e três no Aberto dos Estados Unidos entre 1984 e 1990.

“Eu voltei à forma e surgiu essa oportunidade com o Caesars (evento), então pensei: ‘Por que não? Isso pode ser divertido’. Então comecei a jogar três ou quatro vezes por semana sabendo que havia uma possibilidade”, afirma o tenista que começou a carreira na República Tcheca, mas trocou sua nacionalidade para norte-americana.

O problema para Ivan Lendl na partida contra Mats Wilander, a quem derrotou na final de Roland Garros em 1985, é a melhor forma do sueco, que nos últimos anos tem disputado frequentemente partidas entre ex-tenistas, como no Rio Champions, disputado no Brasil este ano.

“Que tipo de professional eu seria se não quisesse ganhar? Eu sempre serei perfeccionista. Estou empolgado com isso, mas também preocupado. Empolgado por achar que vai ser divertido e a única razão de estar preocupado é que eu não disputo uma partida há muito tempo e sei que haverá jogadas em que eu não vou bater como bateria quando jogava”, afirma o ex-tenista.

Lendl também citou o fato curioso de duas de suas cinco filhas, Marika e Isabelle, jogarem golfe pela equipe da Universidade da Flórida e terem rejeitado o esporte que consagrou o pai.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host