UOL Esporte Tênis
 
19/04/2010 - 14h42

Nadal desiste de tentar o hexa em Barcelona e descansa para Roland Garros

Das agências internacionais
Em Barcelona (Espanha)*
  • Campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, Rafael Nadal não tentará o hexacampeonato em Barcelona

    Campeão do Masters 1000 de Monte Carlo, Rafael Nadal não tentará o hexacampeonato em Barcelona

Depois de conquistar o seu sexto título consecutivo no Masters 1000 de Monte Carlo e encerrar jejum de 11 meses sem títulos, o tenista espanhol Rafael Nadal anunciou nesta segunda-feira a desistência do Torneio ATP 500 de Barcelona com o objetivo de reduzir seu calendário.

Vencedor das últimas cinco edições do torneio disputado em seu país, Nadal resolveu diminuir o número de datas para tentar recuperar seu domínio em Roland Garros, Grand Slam em que fracassou no ano passado após os títulos de 2005, 2006, 2007 e 2008.

“Sinto muito por não jogar em Barcelona, mais que em qualquer outro torneio, mas neste ano, após a vitória em Monte Carlo, meu corpo pede para descansar”, afirmou Rafael Nadal em comunicado.

O espanhol deverá voltar a jogar na próxima semana pelo Masters 1000 de Roma, em que também defende o título conquistado em 2009. Nadal perderá 500 pontos no ranking da ATP pela desistência, mas seguirá no terceiro posto, já que soma 1.265 pontos a mais que o quarto colocado Juan Martín Del Potro (fora de Barcelona por lesão) e 1.495 de vantagem para Andy Murray, que também não joga na Espanha.

O substituto do tenista espanhol, número 3 do mundo, será pelo lucky looser russo Teimuraz Gabashvili, derrotado na última rodada do qualificatório de Barcelona. Gabashvili estreia na chave principal contra o compatriota Guillermo Garcia-Lopez, que se classificou ao derrotar o belga Christophe Rochus nesta segunda-feira por 2 sets a 1, parciais de 5-7, 6-1 e 6-3.

Rafael Nadal dará uma entrevista coletiva nesta terça-feira às 12h locais (7h de Brasília) para explicar o motivo de sua desistência. Neste ano o tenista voltou a ter problemas nos joelhos e precisou passar por uma cirurgia após o Aberto da Austrália.

Outras mudanças na chave

Além de Rafael Nadal, o Torneio de Barcelona anunciou nesta segunda-feira outras duas baixas de última hora. O tcheco Tomas Berdych desistiu de jogar e foi substituído na chave pelo espanhol Ivan Navarro, enquanto o argentino David Nalbandián também pediu para ficar fora do evento e foi substituído pelo equatoriano Nicolás Lapentti.

O argentino alegou lesão na coxa esquerda, enquanto Berdych justificou a ausência por dores em seu tornozelo direito. Os dois substitutos foram sorteados como lucky looser para a chave principal.

*Atualizado às 16h19

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host