UOL Esporte Tênis
 
08/05/2010 - 13h59

Melo/Soares supera chuva e garante o Brasil na repescagem da Copa Davis

Rubens Lisboa
Em Bauru (SP)
  • Marcelo Melo e Bruno Soares se abraçam após garantirem a vitória nas duplas contra o Uruguai

    Marcelo Melo e Bruno Soares se abraçam após garantirem a vitória nas duplas contra o Uruguai

Com uma vitória fácil contra a dupla uruguaia Marcel Felder/Ariel Behar, os mineiros Bruno Soares e Marcelo Melo confirmaram a classificação do Brasil para disputar a repescagem da Copa Davis em setembro ao fazer 3 a 0 no confronto e eliminar os rivais de forma antecipada com o placar da partida em 3 sets a 0, parciais de 6-3, 6-2 e 7-6(7-4).

Enfrentando uma parceria que contava com o desconhecido Ariel Behar, número 834º do ranking mundial de duplas, e o já rodado Felder, 435º duplista do mundo, a dupla brasileira usou o entrosamento e tomou o controle da partida logo no início, cedendo poucas chances aos adversários.

Com a quadra ainda um pouco molhada devido à chuva que permaneceu durante o jogo, Melo/Soares quebrou logo no primeiro game o saque dos uruguaios antes de abrir vantagem com a confirmação do serviço.

No quinto game da partida, a dupla brasileira obteve mais uma quebra e só não fechou mais rapidamente o primeiro set devido a uma devolução de quebra, mas a resposta brasileira veio com quatro pontos seguidos no saque dos rivais para fechar.

EQUIPES QUE JOGAM A REPESCAGEM

CABEÇAS DE CHAVE OUTRAS EQUIPES
EUA (4) - fora Bélgica (17) - em casa
Israel (6) - sorteio Áustria (18) - em casa
Alemanha (8) - fora Brasil (19)
Suécia (9) - fora Romênia (20) - fora ou Ucrânia (30) - em casa
Índia (13) - fora Colômbia (24) - fora
Suíça (14) - em casa Itália (26) - em casa
Equador (15) - fora África do Sul (28) - sorteio
Austrália (16) - fora Cazaquistão (29) - sorteio
  • *Número ao lado do nome dos países indica a posição no ranking para os confrontos da repescagem. Se não subir posições o Brasil enfrenta um cabeça de chave. As definições (fora, em casa e sorteio) indicam o local de um possível confronto.
  • LEIA MAIS NOTÍCIAS SOBRE TÊNIS NO UOL ESPORTE

A segunda parcial começou com os brasileiros abrindo um ponto no game inicial. Durante a disputa, Melo errou dois saques seguidos e um torcedor gritou da arquibancada: “Boa, Jaime Oncins!”, em alusão às duplas-faltas. O mineiro se irritou e aplaudiu ao provocador. A vantagem brasileira veio apenas no sexto game, quando Melo/Soares obteve a quebra de serviço e não perdeu mais games para a dupla uruguaia, fechando com 6 games a 2.

Com vantagem uruguaia no terceiro set, em 2-1, a chuva voltou com mais força e a partida teve de ser interrompida. No retorno da disputa novamente sob chuva, os brasileiros começaram a sacar par o jogo e houve nova interrupção e no retorno a dupla do Uruguai igualou a partida. Mas Melo/Soares encerrou a disputa no set mais equilibrado do jogo em um tie-break e garantiu a equipe comandada por João Zwetsch novamente na briga por uma vaga no Grupo Mundial.

No enfrentamento para tentar voltar à elite, porém, a equipe brasileira tem poucas alternativas para jogar em casa. Como está abaixo no ranking atual, o Brasil deve enfrentar um cabeça de chave e jogaria em casa apenas contra Suíça ou Israel, em caso de sorteio (confira no quadro à esquerda). A definição das partidas ocorre nesta terça-feira às 6h (de Brasília) para as partidas que ocorrem entre os dias 17 e 19 de setembro.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host