UOL Esporte Tênis
 
10/05/2010 - 11h47

Federer fica a quatro semanas de recorde, que pode vir com título em Madri

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com o ranking divulgado nesta segunda-feira, o suíço Roger Federer está a apenas quatro semanas de igualar mais um recorde, as 286 semanas na liderança do ranking do norte-americano Pete Sampras, o que ocorrerá em caso de título no Masters 1000 de Madri, nesta semana.

Federer defende 1.000 pontos do título conquistado no ano passado, quando bateu o espanhol Rafael Nadal na decisão. Enquanto isso, Nadal precisa ficar pelo menos com o vice-campeonato do evento em seu país para voltar a ser o segundo colocado no ranking da ATP, se beneficiando da ausência do sérvio Novak Djokovic, atual número 2 da lista.

A conquista em Madri manteria Federer com 10.430 pontos, fazendo com que mesmo que fracasse em Roland Garros o suíço mantenha a liderança com 8.430, não podendo ser superado por Rafael Nadal e Novak Djokovic, que não conseguiriam alcançar os 8.400 pontos necessários.

Entre os tenistas brasileiros, Thomaz Bellucci manteve a 26ª colocação, seguindo como o melhor jogador do país, com alteração nas posições entre os outros dois do top 100, Marcos Daniel e Ricardo Mello. Daniel caiu para o 99º lugar, enquanto Mello ficou em 92º e voltou a ser o segundo melhor brasileiro na lista.

Vice-campeão no Challenger de Ramat Hasharon, em Israel, o paulista Thiago Alves ganhou 15 posições e aparece como quarto melhor jogador brasileiro, em 112º do ranking mundial de simples.

Líder do ranking juvenil da ITF, o alagoano Tiago Fernandes, foi o 18º jogador que mais ganhou posições na lista da Associação dos Tenistas Profissionais. O jogador treinado por Larri Passos subiu 132 posições e alcançou sua melhor posição entre profissionais com a 804ª colocação.

No ranking feminino, a ex-número 1 do mundo russa Dinara Safina perdeu a terceira colocação para a norte-americana Venus Williams, que viu a irmã Serena manter a liderança por mais uma semana. Outra mudança no top 10 da WTA foi a volta da belga Kim Clijsters na décima colocação, ultrapassando a bielorrussa Victoria Azarenka.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host