UOL Esporte Tênis
 
10/05/2010 - 08h54

ITF confirma cabeças de chave e Brasil encara um favorito na repescagem

Do UOL Esporte
Em São Paulo

POSSÍVEIS ADVERSÁRIOS BRASILEIROS

Adversários Retrospecto
EUA Em cinco confrontos, o Brasil conseguiu vencer apenas um, em 1966. O último duelo foi em 1997 e o Brasil perdeu em Ribeirão Preto (SP). Novo duelo seria nos EUA.
Israel Os brasileiros enfrentaram a equipe israelense apenas uma vez na história da Davis e venceram por 5 a 0 no Canadá. A sede de um novo duelo seria por sorteio.
Alemanha O Brasil obteve duas vitórias em cinco confrontos, em 1959, em Berlim, e 1992, no Rio de Janeiro. Em caso de novo encontro, a disputa ocorrerá na Alemanha.
Suécia A equipe da Suécia venceu os dois confrontos que fez contra o Brasil, em 2003, em Helsingborg, e em 2006, em Belo Horizonte. Um novo duelo seria na Suécia.
Índia Brasil enfrentou a Índia duas vezes pela Copa Davis, com retrospecto de uma vitória e uma derrota. Por ter jogado em São Paulo em 1991, novo duelo seria jogado na Índia.
Austrália Em três duelos com a Austrália, o Brasil foi derrotado em todos. Como jogou em Florianópolis no último encontro, em 2001, o Brasil teria de jogar fora em novo duelo.
Suíça Os brasileiros jogaram dois duelos com a Suíça e obtiveram uma vitória e uma derrota. Como o último encontro foi em Genebra, o Brasil é mandante em novo duelo.
Equador Em sete confronto com o Equador, o Brasil obteve quatro vitórias. Como perdeu em casa no ano passado pela repescagem, a equipe brasileira jogaria fora.

A Federação Internacional de Tênis (ITF) anunciou na manhã desta segunda-feira em seu site oficial os cabeças de chave para o sorteio dos confrontos pela repescagem para o Grupo Mundial da Copa Davis, confirmando quem podem ser os possíveis adversários do Brasil.

Pelo novo ranking, a equipe brasileira ficou a duas posições de ser cabeça de chave, fechando na 18ª colocação a lista. Entre os não-favoritos, o Brasil aparece atrás apenas da Bélgica, 17ª colocada, que disputou o Grupo Mundial neste ano e acabou eliminada pela República Tcheca.

Os cabeças de chave anunciados que podem enfrentar o Brasil são: Estados Unidos (4), Israel (6), Alemanha (8), Suécia (9), Índia (13), Austrália (14), Suíça (15) e Equador (16).

Desta forma há apenas duas chances de a equipe brasileira disputar a repescagem em casa entre os dias 17 e 19 de setembro. Se enfrentar a Suíça, o Brasil será mandante do confronto por ter jogado em Genebra (SUI) no último duelo, em 1992. A outra alternativa seria enfrentar Israel e aguardar pelo sorteio da sede, já que o único confronto entre as equipes ocorreu em 1957 em território neutro.

O Brasil não tem chances de enfrentar Bélgica, Áustria, Itália, Romênia, Cazaquistão, África do Sul e Colômbia, que também não conseguiram aparecer entre os oito melhores no ranking e também enfrentam um cabeça de chave.

O sorteio dos confrontos da repescagem para o Grupo Mundial da Copa Davis ocorre nesta terça-feira, às 11h locais (6h de Brasília), na cidade de Londres, na Inglaterra. O Brasil tenta retornar à elite da principal competição por equipes do tênis após sete anos de ausência.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host