UOL Esporte Tênis
 
14/05/2010 - 17h06

Federer leva susto, mas vence Gulbis e avança à semifinal em Madri

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Roger Federer se prepara para sacar contra o letão Ernests Gulbis, nas quartas de final de Madri

    Roger Federer se prepara para sacar contra o letão Ernests Gulbis, nas quartas de final de Madri

O letão Ernests Gulbis parecia que ia conseguir a sua segunda vitória contra Roger Federer no ano. No entanto, o suíço mostrou um grande poder de recuperação, virou o jogo e avançou para a semifinal do Masters 1000 de Madri, na Espanha. O número 1 do mundo alcançou a vitória por 2 sets a 1, com parciais de 3-6, 6-1 e 6-4.

Roger Federer foi eliminado pelo letão Ernests Gulbis na abertura da temporada de saibro, na primeira rodada do Masters 1000 de Roma, na Itália, com parciais de 2-6, 6-1 e 7-5. Antes disso, o suíço havia vencido o número 34 do ranking, no piso duro de Doha, também neste ano.

Na semifinal, Federer enfrentará o vencedor do confronto entre o britânico Andy Murray e o espanhol David Ferrer. A outra semifinal foi decidida mais cedo e terá o duelo entre o espanhol Rafael Nadal e o seu conterrâneo Nicólas Almagro. Caso conquiste o título em Madri, o suíço vai igualar o recorde das 286 semanas na liderança do ranking do norte-americano Pete Sampras.

No primeiro set, o letão alcançou quatro aces contra apenas dois de Federer. No entanto, o suíço apresentou um desempenho melhor no primeiro serviço com 75% de aproveitamento contra 65% do adversário.

Por sua vez, o letão foi mais decisivo, conquistou 28 pontos contra 23 do suíço e ainda quebrou o saque de Federer na única oportunidade que teve. Com isso, Gulbis saiu na frente no primeiro set ao fazer 6 a 3.

No segundo set, Federer esteve impecável. Além de manter um bom aproveitamento no primeiro serviço (73% contra 53% do rival), o suíço conseguiu três quebras em três chances contra apenas uma de Gulbis, que teve quatro oportunidades. Então, Federer fez 6 a 1 e deixou tudo igual em Madri.

Gulbis deixou Federer crescer no jogo e ficou difícil segurar o ímpeto do número um do mundo. Em ascensão no duelo, o suíço fez quatro aces contra dois do rival e esteve muito bem no terceiro set. Com isso, Federer conseguiu quebrar o serviço do adversário e fechou a partida com um 6-4.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host