UOL Esporte Tênis
 
22/05/2010 - 07h00

Top 6 - Melhores campanhas brasileiras em Roland Garros

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Entre os quatro torneios de Grand Slam do tênis, não há nenhuma em que os brasileiros se sintam tão à vontade quanto o Aberto da França, disputado desde 1891 no clube de Roland Garros, em Paris. No saibro francês, os tenistas do país já conquistaram o total de sete títulos, contando os três de Gustavo Kuerten em simples, em 1997, 2000 e 2001, um do mesmo Guga nas duplas juvenis em 1994, além de três conquistas nas duplas, de Maria Esther Bueno nas duplas femininas e mistas de 1960, e a conquista de Thomaz Koch nas duplas mistas de 1975.

Na chave masculina em disputas da Era Aberta do tênis (a partir de 1968), o Brasil não teve representantes em apenas duas edições, em 1969 e 1973. Em 1984, o país teve seu recorde, com sete tenistas na chave masculina: Carlos Kirmayr, Cássio Motta, Eduardo Oncins, Givaldo Barbosa, João Soares, Júlio Goes e Marcos Hocevar.

Neste ano, três brasileiros disputam a chave de simples: Thomaz Bellucci, Ricardo Mello e Thiago Alves. Nas duplas, Bruno Soares e Marcelo formam uma parceria, com André Sá também jogando nas parcerias do Grand Slam. Entre os juvenis, o Brasil tem neste ano o cabeça de chave número 1, o líder do ranking da modalidade Tiago Fernandes.

TOP 6 - AS MELHORES CAMPANHAS BRASILEIRAS EM ROLAND GARROS

GUGA FATURA O TRICAMPEONATO

Desde o título nas duplas juvenis em 1994, Gustavo Kuerten sempre foi o brasileiro com mais "afinidade" com o Grand Slam francês; Em 1997, ele conquistou o seu primeiro título contra Sergi Bruguera. O bicampeonato veio em 2000, ao bater o sueco Magnus Norman. Depois do tricampeonato com vitória sobre o espanhol Alex Corretja, Guga ainda voltou a fazer boa campanha em 2004, quando eliminou Roger Federer.
PRIMEIRO TÍTULO DE BRASILEIROS

Apesar de ter resultados mais notáveis em simples no Aberto dos EUA e em Wimbledon, Maria Esther Bueno levou dois títulos de Roland Garros jogando em duplas. A maior brasileira na história do tênis feminino venceu nas dupla ao lado da norte-americana Darlene Hard e também ficou com o título de duplas mistas do Grand Slam francês jogando ao lado do australiano Robert Howe. Em 1964, a brasileira jogou a final de simples e perdeu para Margaret Court.
HIPPIE SURPREENDE OS FAVORITOS

Desconhecido no circuito no primeiro ano da Era Aberta do tênis em Roland Garros, o brasileiro Thomaz Koch só parou nas quartas de final na edição de 1968, quando perdeu por 3 sets a 1 para o australiano Ken Rosewall, campeão do evento naquela edição. Nas duplas mistas, Koch conquistou o título em 1975, quando jogou ao lado da tenista italiana Fiorella Bonicelli. Koch jogou a chave de Roland Garros 12 vezes.
MELIGENI FAZ SEMIFINAL EM PARIS

Em uma campanha irreparável, Fernando Meligeni eliminou tenistas favoritos como o australiano Patrick Rafter e o espanhol Alex Corretja, contra quem Fininho venceu com apenas quatro games perdidos e tendo aplicado um 'pneu' no terceiro set. Na briga por uma vaga na final, o tenista brasileiro enfrentou o algoz de Gustavo Kuerten, o ucraniano Andrei Medvedev, e após partida equilibrada perdeu em um tie-break a chance de jogar a final do Grand Slam.
MINEIRO FICA COM O VICE EM PARIS

Eliminado na primeira rodada do Grand Slam frances na chave de duplas masculinas, em que jogou ao lado do também mineiro André Sá, Marcelo Melo seguiu na capital da França para jogar as duplas mistas de Roland Garros. E o brasileiro ficou perto do título jogando ao lado da norte-americana Vania King, mas sua dupla levou a virada após ter vencido o primeiro set e o título ficou com a parceria formada por Liezel Hubel e Bob Bryan, número 1 de duplas.
BRASILEIRO PRÓXIMO DE GUGA

Enquanto os brasileiros foram mal na chave principal de Roland Garros em 2009, o tenista gaúcho Guilherme Clezar conseguiu alcançar as quartas de final da chave de simples na edição juvenil do Grand Slam francês. Após ser eliminado, Clezar seguiu jogando na chave de duplas ao lado do taiwanês Liang-Chi Huang e alcançou a final do torneio em Paris. Mas o brasileiro não conseguiu igualar o feito de Guga em 1994 e perdeu para a dupla croata Draganja/Marcan.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host