UOL Esporte Tênis
 
04/06/2010 - 14h15

Nadal passa por austríaco e tem revanche com Soderling pelo penta em Paris

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Um ano após ter sua série de 31 vitórias e quatro títulos consecutivos de Roland Garros quebrada pelo sueco Robin Soderling, o espanhol Rafael Nadal terá a sua chance de revanche no domingo, quando voltará a enfrentar seu desafeto sueco após ter batido nesta sexta-feira o austríaco Jurgen Melzer por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 7-6(8-6) após 2h09min de partida.

Com uma campanha irretocável no saibro francês, em que obteve seis vitórias sem perder nenhum set, Nadal se recolocou na briga pelo título que lhe deixará a uma conquista do recordista de títulos em Roland Garros, Bjorn Borg, que é sueco assim como Robin Soderling, único a vencer mais de um set de Nadal no Grand Slam francês.

O possível quinto título em Paris também deixará Rafael Nadal novamente com a primeira colocação do ranking mundial, ultrapassando o suíço Roger Federer justamente quando ele alcançaria o recorde de 286 semanas de liderança de Pete Sampras. Quem ainda pode salvar Federer é justamente o jogador que foi seu algoz na edição deste ano: Soderling, que foi à final ao bater por 3 sets a 2 o tcheco Tomas Berdych.

Rafael Nadal iniciou a partida contra o austríaco Jurgen Melzer como favorito e fez prevalecer a sua condição ao obter um serviço consistente e aproveitar as chances dadas pelo rival para garantir êxito em 11 bolas vencedoras e duas quebras no serviço de Melzer para vencer em 29min o primeiro set.

Melzer se arriscou mais no segundo set, quando subiu mais vezes à rede e tentou repetidas deixadinhas, mas Rafael Nadal chegava sempre na bola e complicava ainda mais a situação do “azarão” austríaco que tentava repetir o feito de Thomas Muster, ex-tenista que era especialista em saibro e venceu Roland Garros. Mesmo tendo uma devolução de quebra, Nadal alcançou outro break point e fechou em 42min a parcial.

O austríaco tentou novamente ganhar seus pontos em subidas à rede até sofrer nova quebra em seu serviço e ver Rafael Nadal em vantagem também no terceiro set da partida. Após confirmar todos os seus serviços até o nono game, o espanhol sacou para o jogo e cometeu uma dupla-falta quando tinha três break points contra. Mesmo com a reação no fim de Melzer, Nadal levou o duelo para o tie-break fechou a partida e chegou à sua 37ª vitória em 38 partidas no Grand Slam francês.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host