UOL Esporte Tênis
 
04/06/2010 - 11h41

Soderling se recupera após virada e disputa segunda final em Roland Garros

Do UOL Esporte
Em São Paulo*
  • Robin Soderling comemora vitória por 3 sets a 2 sobre Berdych na semifinal de Roland Garros

    Robin Soderling comemora vitória por 3 sets a 2 sobre Berdych na semifinal de Roland Garros

Responsável pela maior surpresa na edição do ano passado de Roland Garros, quando eliminou Rafael Nadal e ficou com o vice-campeonato do Grand Slam após decisão contra Roger Federer, o sueco Robin Soderling sofreu para passar pelo tcheco Tomas Berdych pela semifinal nesta sexta-feira por 3 sets a 2, com parciais de 6-3, 3-6, 5-7, 6-3 e 6-3.

Nas oito partidas anteriores contra Berdych, o sueco havia vencido cinco confrontos e perdido em três oportunidades. Mas desta vez foi a mais difícil para o número 7 do ranking mundial.

Com um princípio de partida melhor em seu serviço, Robin Soderling confirmou seu favoritismo no primeiro set sem ter complicações contra o rival da República Tcheca e fechou a parcial em 33min na quadra Philippe Chatrier após obter cinco aces e 17 bolas vencedoras, além de conseguir uma quebra no saque de Berdych, que teve baixo aproveitamento no set.

Mas Soderling não conseguiu encontrar o mesmo nível de partida no segundo set e sofreu para encaixar seus saques. Berdych aproveitou o elevado número de erros do tenista sueco e igualou a disputa em sets ao conseguir uma quebra de serviço em parcial que teve 16 erros não-forçados de Soderling contra cinco do tcheco.

Autor de nove aces e 27 bolas vencedoras no terceiro set, Tomas Berdych impôs a virada contra Soderling após contar novamente com erros do atual vice-campeão de Roland Garros para chegar a duas quebras de serviço e ficar a um set da classificação para a final.

Mesmo cometendo três duplas-faltas ao forçar o saque no quarto set, Robin Soderling conseguiu se recuperar na partida e utilizou bem as subidas à rede para vencer pontos contra Berdych. Após abrir vantagem com uma quebra no saque do tenista tcheco, Soderling venceu a parcial em 40min e forçou o quinto set.

Os dois tenistas mantiveram a igualdade no último set até o sexto game, antes de Tomas Berdych falhar e ter o seu serviço quebrado por Soderling, que sacou para abrir dois games de vantagem na sequência, antes de vencer a partida após 3h27min de disputa com nova quebra no serviço do tcheco.

“Tomas jogou muito bem e devolveu muito bem. Não me deu muitas oportunidades e me obrigou a jogar muito contra a linha de fundo. Acredito que tive azar no segundo set, mas depois joguei melhor”, avaliou Soderling.

Na decisão do Aberto da França, Robin Soderling vai enfrentar o vencedor espanhol Rafael Nadal, a quem eliminou no ano passado em Paris. Nadal se classificou ao vencer a partida contra o austríaco Jurgen Melzer por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 7-6(8-6). O espanhol Rafael tenta o pentacampeonato no saibro francês e a consequente volta à liderança do ranking mundial.

“É uma coisa incrível! Quando voltei neste ano a Roland Garros pensei apenas em passar da primeira rodada e agora, duas semanas mais tarde, estou de novo na final. Muito obrigado a todos”, comemorou o sueco após a classificação.

*Atualizado às 14h50

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host