UOL Esporte Tênis
 
Boris Horvat/AFP

Francesca Schiavone se joga no saibro na comemoração do título em Roland Garros

05/06/2010 - 11h51

Schiavone mostra personalidade e faz história com o título de Roland Garros

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A italiana Francesca Schiavone, número 17 do mundo, se tornou a primeira tenista de seus país a conquistar o título feminino de Roland Garros ao vencer uma das mais inesperadas finais da história do Grand Slam francês, derrotando a australiana Samantha Stosur, sétima do ranking mundial, por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(7-2), em 1h38min de partida.

PRIMEIRA ITALIANA CAMPEÃ NA FRANÇA

  • Borsi Horvat/AFP

    Francesca Schiavone comemora seu título com o troféu entregue pela ex-tenista Mary Pierce

Responsável pelas eliminações de favoritas como a dinamarquesa Caroline Wozniacki e a russa Elena Dementieva, Schiavone conseguiu o título quebrando a série de 34 anos sem títulos em simples de Roland Garros para a Itália, que tinha os títulos masculinos de Nicola Pietrangeli, em 1959 e 1960, e Adriano Panatta, em 1976.

Francesca Schiavone não se intimidou com a adversária melhor colocada no ranking mundial da WTA e aproveitou as chances que teve para superar Samantha Stosur após quebrar o serviço da australiana depois de um primeiro set marcado pelo equilíbrio.

Storsur terminou o primeiro set com 15 erros não-forçados e baixo aproveitamento do primeiro serviço, o que ajudou Schiavone a levar a vitória parcial com 40 minutos de disputa na quadra Philippe Chatrier, a mais importante do torneio.

A tenista australiana se recuperou no início do segundo set e impôs uma quebra no serviço de Francesca Schiavone, chegando a abrir 3-1 na parcial. Mas a tenista italiana não se abateu e devolveu a quebra para igualar a partida no set em quatro games e jogar a pressão para Stosur, que confirmou seu saque.

Sem novas quebras de serviço, o set acabou sendo decidido no tie-break e a italiana Schiavone mostrou personalidade para vencer os pontos decisivos e fechar a sua campanha em Roland Garros com o título mais importante de sua carreira para poder beijar mais uma vez o saibro parisiense.

Após a conquista, ao saber do acidente de seu compatriota Valentino Rossi nos treinos da MotoGP, a tenista italiana Francesca Schiavone lhe dedicou uma das asas do troféu de Roland Garros.

"Como posso expressar o que sinto sobre Valentino? Ele ganhou cinquenta e tantos títulos... Eu lhe dedico esta asa (do troféu) a ele, que é um campeoníssimo", afirmou Schiavone.

*Atualizado às 15h16

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host