UOL Esporte Tênis
 
21/06/2010 - 12h27

Federer escapa de zebra histórica e vence de virada na estreia em Wimbledon

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O suíço Roger Federer por pouco não proporcionou uma das maiores zebras da história do tênis no torneio de Wimbledon, frente ao colombiano Alejandro Falla. Após perder os dois primeiros sets, conseguiu virar a partida e ainda aplicou um “pneu” no último set, vencendo o jogo por 3 a 2, parciais de 5-7, 4-6, 6-4, 7-6(1), 6-0.

Com a vitória, Federer segue na busca pelo sétimo título da competição, o que o faria igualar o recorde de Pete Sampras, que venceu o torneio entre 1993 e 1995 e 1997 e 2000. Na próxima rodada, o suíço vai enfrentar Ilia Bozoljac, da Sérvia, que venceu o chileno Nicolás Massú por 3 a 1, parciais de 7-6(3), 3-6, 6-3, 7-6(7).

"Definitivamente eu tive muita sorte hoje. Houve muitos jogos neste ano que eu deveria ter vencido, mas perdi. Este foi um dos que eu deveria ter perdido, mas fui atrás. Mas é assim que funciona o tênis jogado na grama", afirmou após a vitória.

O jogo

O primeiro set foi muito equilibrado, com Falla jogando muito bem e Federer mostrando alguns erros. O colombiano só conseguiu a quebra no final do primeiro set, quando abriu 6 a 5 e sacou para a vitória após 38 minutos.

No segundo set, o colombiano conseguiu mais uma quebra e abriu 4 a 3, aproveitando da impaciência de Federer principalmente nas jogadas de fundo de quadra. O suíço esboçou reação, mas não consertou os erros e novamente perdeu o set.

A terceira etapa teve um início equilibrado, mas Federer se mostrou desconcentrado. O suíço quase perdeu o nono game apresentando muitas falhas, mas salvou quatro break points e se livrou de uma nova complicação na partida. Com uma quebra na sequência, cresceu no set e conseguiu fechar em 6-4, respirando no jogo.

O quarto set foi muito movimentado. Falla quebrou o serviço de Federer logo no primeiro game, com direito a dupla-falta do suíço. O número 2 do mundo reagiu e por pouco não quebrou o rival, mas o colombiano conseguiu manter a vantagem e fechou o game, ficando muito próximo da vitória. Entretanto, Federer garantiu seu serviço em seguida e quebrou o adversário, empatando a partida, mas Falla também garantiu seus pontos, igualou o placar e levou o jogo para o tie break, vencido por Feder por 7 a 1.

No quinto set, mais concentrado e confiante, Federer arrasou o rival. Sem dar chances para Falla, o suíço aplicou um “pneu” e fechou o confronto por 6 a 0.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host