UOL Esporte Tênis
 
29/06/2010 - 10h39

Venus abusa dos erros e é eliminada pela nº 82 do mundo; Clijsters cai

Do UOL Esporte*
Em São Paulo

FAVORITAS SÃO ELIMINADAS EM LONDRES

  • EFE/Felipe Trueba

    Venus Williams não resistiu a Tsvetana Pironkova

  • EFE/Geoff Caddick

    Depois, Clijsters foi eliminada por Vera Zvonareva

A ‘zebra’ passeou em Wimbledon logo no primeiro jogo da quadra 1 desta terça-feira. Atual número 2 do mundo, Venus Williams sofreu com seus próprios erros e perdeu para a búlgara Tsvetana Pironkova, nº 82 do ranking da WTA, por 2 sets a 0 (6-2, 6-3), sendo eliminada do torneio londrino após chegar por três anos consecutivos nas finais - em 2007, 2008 e 2009, inclusive vencendo os dois primeiros.

Tsvetana Pironkova, de 22 anos, que nunca havia passado sequer da segunda rodada de Wimbledon, chega às semifinais e vai enfrentar a russa Vera Zvonareva, atual nº 21 do mundo e que surpreendeu a ex-número do mundo, Kim Clijsters, por 2 sets a 1, parciais de 3-6, 6-4 e 6-2.

Venus Williams começou a partida de maneira irreconhecível. Logo no primeiro set, a americana cometeu muitos erros (13 não forçados) e teve seu saque quebrado em duas (de cinco) oportunidades pela adversária búlgara. Assim, Pironkova fechou em 6-2 e ficou em vantagem no duelo.

No segundo set, Venus teve melhora considerável e logo conseguiu uma quebra. Porém, voltou a cometer muitos erros – como no primeiro set – e teve a vantagem desfeita por Pironkova no seu próximo serviço. A americana ameaçou reagir, mas continuou vacilando muito (com mais 15 erros não forçados no segundo set) e a búlgara fechou o jogo em 6-3.

"É como um sonho. Nunca achei que eu poderia chegar aqui, jogar tão bem e ir tão longe. Estou muito feliz com o meu jogo", comemorou Pironkova, que já havia ganho uma vez de Venus Williams no Australian Open, há quatro anos. "Eu tinha uma vitória sobre ela e eu pensei que poderia vencê-la de novo", completou.

Quadra central

Depois de ter a oportunidade de três break-points no quarto game e desperdiçar todos eles, a belga Kim Clijsters enfim conseguiu quebrar o serviço de Zvonareva e abrir caminho para fechar o set em 6-3. No segundo, depois de muito esforço, Zvonareva conseguiu devolver a quebra e abrir 3-1.

Depois, até teve seu serviço quebrado pela belga, mas respondeu na mesma moeda no set seguinte e fechou em 6-4, empatando o confronto. No último e decisivo set, mais duas quebras a favor de Zvonareva, 14 erros não forçados de Clijsters e a vitória da tenista russa.

"Sempre temos tido partidas equilibradas. Hoje eu fui capaz de exercer um bom tênis. É um sonho para mim. Lembro que eu via esse torneio na televisão quando eu era pequena. É genial jogar as semifinais aqui", comemorou Zvonareva.

* atualizada às 11h01

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host