UOL Esporte Tênis
 
30/06/2010 - 11h45

Federer perde para Berdych, fica fora da final após 8 anos e cai para 3º do mundo

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Assim como na primeira rodada, quando quase foi derrotado pelo colombiano Alejandro Falla, Roger Federer teve muitas dificuldades contra Tomas Berdych, da República Tcheca, mas ao contrário da estreia não conseguiu impor seu favoritismo e foi eliminado do torneio de Wimbledon com direito ao seu pior set na história do torneio: 3 a 1, parciais de 6-4, 3-6, 6-1, 6-4.

Com a derrota, o hexacampeão do torneio perde o segundo lugar no ranking da ATP, cedendo o lugar para o sérvio Novak Djokovic. Federer não tinha desempenho tão ruim desde 2002, quando caiu na primeira rodada frente ao croata Mario Ancic. Essa será a primeira vez em oito anos que o suíço não fará a final do torneio.

Após um início igual, Berdich conseguiu quebrar o rival abrindo 4 a 3 e apenas administrou a vantagem para para fechar o set em 6-4.

Mas logo no início da segunda etapa levou o troco, e o suíço, hexacampeão do torneio, abriu 3 a 0, não tendo trabalho para empatar o jogo em um set a um.

Contudo, Federer teve uma grande queda de rendimento na terceira etapa do jogo, quando sofreu um 6 a 1, seu pior set em todas as participações em Wimbledon – sofreu cinco aces e cometeu seis erros não forçados.

No quarto set, Berdych, superior principalmente nas bolas de fundo de quadra, quebrou o saque, então a maior arma do rival, e abriu 4 a 3, mantendo novamente a vantagem para fechar o jogo.

"É incrível jogar neste lugar, como um grande jogador como é o Roger, é incrível", disse Berdych, que chega à segunda semifinal consecutiva de Grand Slam - em Roland Garros, perdeu a disputa por uma vaga na decisão para Robin Soderling. 

O adversário do tcheco nas semifinais será Novak Djokovic, que venceu com facilidades Yen-Hsun Lu, de Taiwan, por 3 a 0, parciais de 6-3, 6-2, 6-2.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host