UOL Esporte Tênis
 
02/07/2010 - 11h28

Algoz de Federer, Berdych surpreende Djokovic e vai disputar a final em Wimbledon

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O tcheco Tomas Berdych não se contentou em tirar Roger Federer do torneio de Wimbledon, e nesta sexta-feira surpreendeu também o sérvio Novak Djokovic ao vencer o número três do mundo por 3 a 0, parciais de 6-3, 7-6(11-9), 6-3, garantindo vaga na final da competição.

"ZEBRA" SUPERA MAIS UM FAVORITO

  • Adrian Dennis/AFP Photo

    Berdych foi feliz na partida contra Novak Djokovic

  • Felipe Trueba/EFE

    Djokovic não se encontrou no jogo, errou muito e acabou eliminado do torneio de Wimbledon

Com a vitória, Berdych se torna o primeiro tcheco a alcançar uma final em Wimbledon desde Ivan Lendl, em 1987.

"O que estou sentindo é maravilhoso, alcançar outra vitória sobre um grande jogador que é o Novak Djokovic, sem perder sets, é maravilhoso", comemorou.

"Eu acho que toda criança que bate pela primeira vez na bola tem o sonho de chegar a uma final de Grand Slam. E se você puder ser em Wimbledon, é maravilhoso. Pra mim, é o maior torneio. Não poderia ser melhor", completou.

Para chegar à final, Berdych venceu Andrey Golubev na primeira fase (7-6, 6-2, 6-2), Benjamin Becker em seguida (7-5, 6-3, 6-4), Denis Istomin nas oitavas de final (6-7, 7-6, 6-7, 6-3, 6-4) além de ter despachado Roger Federer nas quartas de final (6-4, 3-6, 6-1, 6-4).

Djokovic teve uma estreia difícil contra Olivier Rochus (4-6, 6-2, 3-6, 6-4, 6-2), encontrou Taylor Dent na segunda fase (7-6, 6-1, 6-4), ganhou de Albert Montañes na terceira rodada (6-1, 6-4, 6-4), superou Lleyton Hewitt nas oitavas de final (7-5, 6-4, 3-6, 6-4) e bateu Yen-Hsun Lu nas quartas (6-3, 6-2, 6-2).

O jogo

Irreconhecível no primeiro set, Djokovic pecou contra um confiante Berdych e teve seu serviço duas vezes quebrado, errou muito e perdeu por 6-3 em 33 minutos de disputa.

Um pouco melhor no segundo set, o sérvio, que entrou como terceiro favorito ao título, mostrou instabilidade e foi quebrado em um momento delicado do jogo, mas se superou e aproveitou as várias falhas do rival para empatar. No tie-break, Djokovic cresceu, mas com uma dupla-falta deu a vitória ao rival.

Entretanto, a derrota abalou Djokovic, que entrou apático no terceiro set. O sérvio não conseguiu repetir as ótimas atuações das últimas rodadas, cedeu o serviço no oitavo game e Berdych sacou para o jogo, garantindo sua vaga na final do torneio.

Berdych vai ter uma parada dura pela frente, já que enfrenta na final o vencedor do confronto entre o número um do mundo, Rafael Nadal, e o britânico Andy Murray, que vem com força na competição apoiado pela torcida.

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host