UOL Esporte Tênis
 
05/07/2010 - 08h28

Nadal quase garante 1º até 2011, Federer cai após sete anos e Bellucci passa Koch

Do UOL Esporte
Em São Paulo

A atualização do ranking da ATP desta segunda-feira, após o final do torneio de Wimbledon, trouxe pelo menos três fatos significativos: a consolidação de Rafael Nadal como número 1 do mundo, a queda de Roger Federer para a terceira colocação após sete anos e o crescimento do brasileiro Thomaz Bellucci, agora o segundo melhor brasileiro na história do tênis.

Nadal abriu 3840 pontos de vantagem para Novak Djokovic (que tem 6905), novo segundo melhor tenista do mundo. Com a grande diferença e sendo o tenista com menos pontos a defender entre os três primeiros, dificilmente perde o posto até o final da temporada.

"[Vencer Roland Garros e Wimbledon no mesmo ano] Não acontecia desde os tempos de Borg, e eu consegui fazer duas vezes nos últimos três anos. A vida é louca, não é verdade? Mas para conseguir isso estava no dia seguinte à minha vitória em Paris já em Queen's treinando na grama. E todos os dias meu único pensamento era ganhar em Wimbledon", comemorou o espanhol.

Eliminado nas quartas de final em Wimbledon, Federer caiu para terceiro colocado, sua pior posição na listagem desde novembro de 2003. O suíço caiu do topo do ranking após cair também nas quartas em Roland Garros e ver Nadal faturar o torneio. O tenista deixou a liderança faltando apenas uma semana para igualar o recorde de número de semanas na liderança de Pete Sampras (286).

O brasileiro Thomaz Bellucci conseguiu um feito histórico após chegar às oitavas de final em Wimbledon, sua melhor participação no ranking. O paulista chegou à 22ª posição na lista, superando Thomaz Koch, que ocupou o 24ª lugar em 20 de dezembro de 1974 – Bellucci só fica atrás de Gustavo Kuerten, que liderou o ranking por 43 semanas entre 2000 e 2001.

Entre os top-20, o maior beneficiado na tabela foi o vice-campeão de Wimbledon, o tcheco Tomas Berdych, que subiu cinco posições na tabela e ocupa o oitavo lugar no ranking, com 3.845 pontos.

Jankovic desbanca Venus

Enquanto Serena Williams se firma cada vez mais como a melhor tenista da atualidade, sua irmã Venus cai no ranking. A norte-americana, eliminada nas quartas de final em Wimbledon, deu lugar à sérvia Jelena Jankovic, que assume a segunda colocação, e também perdeu espaço para a dinamarquesa Caroline Wozniacki, atual terceira.

A russa Vera Znovareva, que perdeu a decisão do torneio inglês para Serena Williams, saltou da 21ª para a 9ª posição.
 

Compartilhe:

    Placar UOL no iPhone

    Hospedagem: UOL Host