UOL Esporte Tênis
 
25/07/2010 - 08h55

Agassi exalta rivalidade de Federer e Nadal: 'dominariam qualquer geração'

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Andre Agassi faz lançamento de sua autobiografia nos Estados Unidos; ele causou muita polêmica

    Andre Agassi faz lançamento de sua autobiografia nos Estados Unidos; ele causou muita polêmica

O norte-americano Andre Agassi afirmou pensar que a atual geração do tênis, com Roger Federer e Rafael Nadal rivalizando pela liderança do ranking mundial, é a melhor da história. Segundo ele, a dupla poderia ter triunfado em qualquer outra época da história da modalidade.

“Tanto o nº 1 hoje, Rafael Nadal, quanto o nº 2, Roger Federer, teriam dominado qualquer outra geração se não vivessem na mesma época. Mas surgiram na mesma. Ele estão em um nível além. Quando os vejo em uma partida, enxergo uma competitividade tão mortal que assusta”, analisou Agassi, em entrevista ao jornal Lance.

Para ele, a rivalidade entre eles é o mais interessante. Agassi considera os jogadores de hoje maiores e mais fortes do que em sua época. Quando perguntado sobre o “jogador ideal”, respondeu que teria apenas de “duplicar Roger Federer”.

“O engraçado é que se pratica um outro tênis, e só me aposentei há quatro anos”, afirmou. “Hoje é mais agradável de se assistir. Pelo menos em casa, e não do outro lado da rede!”.

Agassi criticou o atual calendário, defendendo um intervalo maior de recuperação para os atletas, como Rafael Nadal, que sofre com problemas no joelho. No entanto, a falta de unidade acaba prejudicando a discussão do tema.

Sobre o tenista espanhol, líder do ranking, ele se diz orgulhoso de Nadal ter quebrado seu recorde, agora com 18 títulos de torneios Masters 1.000. “Ele merece, é formidável o que conquistou.”

O ex-tenista de 40 anos publicou recentemente uma polêmica autobiografia, em que detalhou um caso de doping pelo qual passou e que foi abafado pela ATP. Ele recebeu críticas, mas mantém suas palavras.

“Muitos acharam que o livro é ruim para o tênis, mas com o tempo perceberão que é bom para o esporte, porque faz com que se entenda o quão difícil ele é”, explicou Agassi, ao Lance. “Federer, Nadal, Martina (Navratilova), todos eles que comentaram, não haviam lido a biografia. Então, quando alguém comenta sobre algo que não domina, eu desvalorizo.”

 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host