UOL Esporte Tênis
 
28/07/2010 - 07h00

Bellucci não sai ileso de 'maldição' brasileira em defesa de títulos

Rubens Lisboa
Em São Paulo
  • Thomaz Bellucci falhou contra o suíço Marco Chiudinelli em primeira tentativa de defender título

    Thomaz Bellucci falhou contra o suíço Marco Chiudinelli em primeira tentativa de defender título

Nesta terça-feira, o brasileiro Thomaz Bellucci perdeu logo na primeira rodada do Torneio de Gstaad, na Suíça, em confronto com o suíço Marco Chiudinelli e desperdiçou a primeira chance de defender pela primeira vez na carreira um título no circuito da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP), o que é quase uma maldição para os tenistas brasileiros.

No total de 37 títulos conquistados por tenistas brasileiros em torneios de simples da ATP, houve apenas quatro defesas. Apenas Gustavo Kuerten e Luiz Mattar conseguiram repetir os títulos no ano seguinte após terem levantado o troféu, sendo que apenas Guga fez isso fora do Brasil.

Depois de aparecer para o mundo conquistando o título de Roland Garros em 1997, Gustavo Kuerten demorou a conseguir a defesa de um título. No ano seguinte à sua primeira conquista no Grand Slam francês, o brasileiro foi eliminado na segunda rodada ao perder para o então novato russo Marat Safin.

FRACASSOS EM DEFESA DE TÍTULO ATP

Tenistas Defesas (campanha)
Carlos Kirmayr São Paulo-1982 (semifinal)
Fernando Meligeni Bastad-1996 (primeira rodada), Pinehurst-1996 (quartas) e Praga-1998 (quartas)
Jaime Oncins Buzios-1993 (não houve disputa) e Bolonha-1993 (primeira rodada)
Ricardo Mello Delray Beach-2004 (segunda rodada)
Thomaz Bellucci* Gstaad-2010 (primeira rodada)
Thomaz Koch Caracas-1970 (não houve disputa)

Mas foi em Roland Garros que Guga obteve sua única defesa de título, faturando a taça do Major em Paris na edição de 2001, quando entrou em quadra como campeão do ano seguinte. Em Roma-2000 e Indianápolis-2001, Kuerten esteve perto de defender os títulos de anos anteriores, mas perdeu na final de ambos os torneios.

Luiz Mattar foi o mais bem sucedido defensor de título, obtendo conquistas consecutivas em torneios brasileiros. Mattar venceu três vezes seguidas o Torneio do Guarujá entre 1987 e 1989 e obteve um bicampeonato no Rio de Janeiro em 1989 e 1990.

Os outros brasileiros cinco tenistas brasileiros que foram campeões em simples na ATP: Carlos Kirmayr, Fernando Meligeni, Jaime Oncins, Ricardo Mello e Thomaz Bellucci não conseguiram repetir as conquistas no ano seguinte, enquanto o Torneio de Caracas vencido por Thomaz Koch não ocorreu nos anos seguintes às conquistas.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host