UOL Esporte Tênis
 
30/07/2010 - 13h13

Tenista do Cazaquistão surpreende em Gstaad e segue campanha de Bellucci

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Se o brasileiro Thomaz Bellucci caiu na primeira rodada do Torneio de Gstaad, na Suíça, um tenista do Cazaquistão embala em campanha parecida com a do campeão do ano passado no torneio. Yuri Schukin alcançou nesta sexta-feira a semifinal do evento ao derrotar o favorito russo Mikhail Youzhny por 2 sets a 1, com parciais de 6-4, 2-6 e 7-5.

Contra o número 14 do ranking mundial e principal cabeça de chave do torneio suíço, Schukin alcançou sua quinta vitória seguida no evento, já que precisou disputar o qualificatório para entrar na chave principal, com apenas dois sets perdidos em todo o evento.

No ano passado, foi Bellucci quem passou pelo qualifying e eliminou o então cabeça de chave Stanislas Wawrinka para alcançar o título em apenas dois sets perdidos. O brasileiro teve um pouco de sorte também, já que em dois jogos aconteceram abandonos de adversários.

Ainda sem títulos na carreira, Schukin, que nasceu na Rússia apesar de jogar pelo Cazaquistão, já está em outro momento no tênis em comparação ao de Bellucci no ano passado. Enquanto o brasileiro chegava à primeira conquista aos 21 anos, o cazaque tem 31 anos e já mira o final das atividades no tênis.

Na disputa por uma vaga em sua primeira final na carreira iniciada em 1998, o cazaque Yuri Schukin vai enfrentar o francêsRichard Gasquet, que derrotou o espanhol Albert Montañes por 2 sets a 0, com parciais de 7-6(7-5) e 6-4. Schukin nunca enfrentou o francês.

Atual número 147 do ranking mundial, Yuri Schukin já defendeu os modestos 13 pontos que somava por ter chegado às quartas de final do challenger de Tampere. Com a semifinal de Gstaad, o tenista já garantiu ao menos 20 posições no ranking e poderá entrar no top 100 com a ascensão de 59 posições caso conquiste o título, ficando em 88º.

A outra vaga na decisão de Gstaad será disputada entre o espanhol Daniel Gimeno-Traver, que derrotou o russo Igor Andreev por 2 sets a 0, com parciais de 6-2 e 6-4, e o também espanhol Nicolás Almagro, classificado para as semifinais com a vitória sobre o francês Jeremy Chardy também por 2 sets a 0, parciais de 6-2 e 7-6(7-5).

*Atualizado às 14h53

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host