UOL Esporte Tênis
 
07/08/2010 - 09h49

Bellucci estreia contra Gulbis e encontra chave complicada em Toronto

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

Na busca por recuperar posições no ranking e se aproximar novamente do top 20 após ter falhado na defesa do título de Gstaad, o tenista brasileiro Thomaz Bellucci terá uma chave complicada no Masters 1000 do Canadá, em Toronto, com o letão Ernests Gulbis sendo seu adversário na estreia ainda sem data e horário definidos pela organização.

Treinado pelo argentino Hernan Gumy, técnico que trabalhou com Gustavo Kuerten quando o brasileiro encerrou parceria com Larri Passos, Ernests Gulbis é considerado um dos tenistas mais promissores do circuito e ocupa a 28ª posição no ranking mundial, uma colocação atrás de Bellucci.

Os dois jamais se enfrentaram na carreira, mas Gulbis tem melhores resultados em quadras rápidas, tendo seu único título conquistado na carreira no piso duro de Delray Beach, neste ano. Na atual temporada, o tenista da Letônia jogou três vezes contra o suíço Roger Federer, ex-número 1 do mundo e atual terceiro colocado, obtendo uma vitória no Masters 1000 de Roma, na Itália.

"Ele [Gulbis] é um jogador bem agressivo. Vou ter que focar bastante no meu saque e aproveitar as oportunidades que tiver quando ele estiver sacando", analisou Thomaz Bellucci após o sorteio da chave.

"O Gulbis é jovem como o Thomaz [tem 21 anos], muito bom jogador, muito agressivo e que está tendo um ótimo ano. Inclusive, com um vitória sobre [o suíço Roger] Federer em Roma. Mas, ao mesmo tempo, é um pouco instável no jogo e às vezes comete muitos erros", observou o treinador de Bellucci, João Zwetsch.

DUELO NA 1ª RODADA VALE O INGRESSO

"Que bela primeira rodada em Toronto. Bellucci contra o Gulbis Chegamos aos torneios em que não existe jogo fácil. Pedreira começa na primeira rodada e a cada jogo a coisa vai piorando"

Caso obtenha a vitória no duelo com Ernests Gulbis, Thomaz Bellucci terá pela frente um confronto com o sueco Robin Soderling, atual número 5 no ranking mundial. O tenista sueco foi justamente o responsável pela eliminação de Bellucci em Wimbledon neste ano, pela terceira rodada, com 3 sets a 0.

Na mesma chave de Thomaz Bellucci, único representante brasileiro em Toronto, ainda estão possíveis adversários como o argentino David Nalbandián, o chileno Fernando González, o espanhol David Ferrer e o francês Gael Monfils, além do atual campeão Andy Murray, hipotético adversário nas quartas de final, que fará sua estreia contra o vencedor do duelo entre o belga Xavier Malisse e o alemão Michael Berrer.

Cabeça de chave número 1, o líder do ranking Rafael Nadal estreia na segunda rodada de Toronto contra o vencedor da partida entre o canadense Frank Dancevic e o suíço Stanislas Wawrinka. Do outro lado da chave, Roger Federer abre sua participação contra o vencedor entre o argentino Juan Ignácio Chela e o colombiano Alejandro Falla. O número 2 do mundo Novak Djokovic estreia contra o vencedor entre o francês Julien Benneteau e um jogador do qualificatório.

*Atualizado às 10h57

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host