UOL Esporte Tênis
 
16/08/2010 - 22h26

Após pior ranking desde 2002, Roddick inicia torneio 'familiar' com vitória

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Andy Roddick amargou nesta segunda-feira a pior colocação no ranking desde 14 de outubro de 2002. Atual 13º do mundo, o norte-americano usa torneio ‘familiar’ para tentar iniciar a recuperação. Jogando em casa, o tenista iniciou a campanha no Masters 1000 de Cincinnati com vitória por 6-4, 6-7 (5-7) e 6-1 sobre o ucraniano Sergiy Stakhovsky.

Campeão de Cincinnati em 2003 e 2006, Roddick recorre ao passado para buscar nova ascensão neste ano. O norte-americano iniciou o ano da segunda conquista em terceiro lugar no ranking, mas durante a temporada caiu para 12º. Após o título do torneio ‘em casa’, o tenista voltou a subir e terminou 2006 como sexto do mundo.

Agora, a situação é semelhante. Roddick iniciou 2010 em sétimo. Nesta segunda-feira, caiu para 13º - a pior colocação no ranking desde 14 de outubro de 2002. Para tentar uma nova guinada na lista da ATP, o norte-americano estreou com vitória no torneio que já venceu duas vezes.

A vítima foi Sergiy Stakhovsky, 46º do ranking. Os dois tenistas haviam se enfrentado neste ano no Masters 1000 de Miami – um dos dois torneios conquistados por Roddick em 2010. E o norte-americano obteve a segunda vitória sobre o ucraniano.

No primeiro encontro, Roddick venceu por 6-2 e 6-1. Nesta segunda-feira, o norte-americano não encontrou a mesma facilidade. O número 13 do mundo foi superior no primeiro set. Stakhovsky ainda conseguiu salvar quatro das cinco chances de quebra, mas não evitou a derrota por 6-4.

A segunda parcial foi mais equilibrada. O ucraniano desperdiçou a única oportunidade de quebra do set, os dois tenistas confirmaram seus games no saque e Stakhovsky venceu no tie-break por 7-5.

Após a dificuldade no segundo set, Roddick voltou a ser superior e esteve perto de obter um ‘pneu’ (6-0). Mas o último ponto do sexto game da parcial demorou a ser definido. Depois de oito igualdades e mais de 10 minutos de game, Stakhovsky venceu. O norte-americano, no entanto, confirmou o serviço na sequência para fechar o jogo.

Outros jogos
O cabeça-de-chave número 10, o espanho David Ferrer, teve uma estreia inconstante nesta segunda-feira. Depois de perder o primeiro set para o ucraniano Alexandr Dolgopolov, 43º no ranking mundial, ele se recuperou e virou a partida, vencendo por 3-6, 6-3 e 6-4.

Na segunda rodada, Ferrer duela com o norte-americano Sam Querrey que não encontrou problemas para vencer o alemão Philipp Petzschner por 2 a 0, com parciais de 6-1 e 6-4. No único encontro entre os dois tenistas, Querrey levou a melhor, eliminando o rival na semi do Torneio de Auckland, em 2009.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host