UOL Esporte Tênis
 
22/08/2010 - 15h50

Paciente, Federer derrota Fish e garante quarto título em Cincinnati

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Roger Federer levanta o troféu de Cincinnati após derrotar o norte-americano Mardy Fish na final

    Roger Federer levanta o troféu de Cincinnati após derrotar o norte-americano Mardy Fish na final

Com muita paciência, Roger Federer derrotou Mardy Fish na final do Masters 1000 de Cincinnati, nos Estados Unidos. Na casa do adversário, o suíço teve trabalho para garantir o quarto título da carreira no torneio. Para conquistar o troféu, o número dois do mundo teve que esperar e garantir a quebra decisiva somente no penúltimo game do confronto.

Federer segurou Fish pelo placar de 2 sets a 1 com parciais de 6-7 (5-7), 7-6 (7-1) e 6-4. O norte-americano atravessava excelente fase após títulos em Newport Beach e Atlanta, torneios em que atuou após a eliminação na segunda fase de Wimbledon.

Para conquistar o 17º título de Masters 1000 na carreira, igualando o norte-americano Andre Agassi, Federer começou a apertar o adversário logo no terceiro game do primeiro set. O suíço teve dois break-points, mas Fish se virou após nove igualdades e mais de 14 minutos para manter o serviço e evitar a desvantagem no início do jogo. O anfitrião ganhou confiança em seu serviço, mas ficava devendo no momento de tentar pressionar o rival.

Assim, o set foi a 4-4 sem mais oportunidades de quebra. No nono game, Federer foi muito agressivo e contou com erros de Fish. O norte-americano, no entanto, teve tempo para se recuperar e segurou a igualdade com bons saques. A mesma situação voltou a acontecer no 11º game, sem que Federer pudesse ter sucesso.

Sem ser ameaçado mais uma vez, o número dois do mundo empatou o jogo em 6-6 e levou a decisão para o tie-break. Mais concentrado nos momentos decisivos, o norte-americano surpreendeu com boas subidas à rede, fez 7 a 5 e conquistou o primeiro set.

Mais seguro em seu serviço, Fish mostrou velocidade para complicar Federer no quinto game do segundo set. O suíço respondeu bem, evitou uma oportunidade de quebra e marcou 3-2. O jogo seguiu sem vantagem para nenhum dos dois lados. Por isso, mais um tie-break. Desta vez, Federer foi soberano: 7 a 1.

O jogo seguiu muito equilibrado no terceiro set. Com o jogo igual, Federer mostrou paciência para esperar o melhor momento. E ele veio no nono game. O norte-americano deu a chance que o rival esperava para abrir vantagem. Com 5-4 no marcador, Federer foi para o saque com o jogo na mão e garantiu o resultado por 6-4.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host