UOL Esporte Tênis
 
26/08/2010 - 16h25

Bellucci enfrenta desconhecido no Aberto dos EUA e pode ter prévia da Davis

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Com vitórias em primeiras rodadas de suas duas participações no Aberto dos Estados Unidos, o brasileiro Thomaz Bellucci tem boa chance para ir além na edição deste ano no último Grand Slam da temporada e poderá ter prévia do confronto com a Índia pela Copa Davis já na segunda rodada.

Cabeça de chave número 26 do evento, o tenista brasileiro vai enfrentar na primeira rodada o norte-americano Tim Smyczek, convidado da organização que ocupa a 184ª colocação no ranking da ATP e jamais conseguiu entrar na chave do torneio pelo qualificatório, que disputou duas vezes.

"Apesar de não o conhecer muito bem, sei que ele [Smyczek] é baixo [tem 1,75m] e rápido, especialista em quadra dura. Tem um bom revés e disputa o torneio como franco-atirador, sem nada a perder", analisa Bellucci sobre o rival da estreia.

Se conseguir confirmar o seu favoritismo na primeira rodada, Bellucci enfrentará na segunda rodada o sul-africano Kevin Anderson ou o indiano Somdev Devvarman, principal tenista de simples da equipe indiana que enfrenta o Brasil na Copa Davis entre os dias 17 e 19 de setembro. Nas edições de 2008 e 2009, Bellucci parou na segunda rodada. Na primeira ocasião, perdeu para o argentino Juan Martín Del Potro, na outra parou no francês Gilles Simon.

O principal tenista brasileiro tem ainda em sua chave a possibilidade de enfrentar na terceira rodada o top 10 russo Nikolay Davydenko e o francês Richard Gasquet, que também já foi integrante dos dez melhores do ranking mundial.

O outro brasileiro já garantido na chave principal, o paulista Ricardo Mello, enfrentará pela primeira rodada o tenista alemão Bjorn Phau, tenista inferior ao brasileiro no ranking atual, mas que venceu o único confronto com Mello no Challenger de Bermuda, em 2003.

Se passar para a segunda rodada, Mello poderá enfrentar o ex-número 1 do mundo Juan Carlos Ferrero, espanhol que terá pela frente um adversário vindo do qualificatório na primeira rodada.

"Para um Grand Slam é um bom jogo, mas vou ter que jogar com muita paciência, porque ele [Phau] corre muito e está acostumado a jogar pontos longos", observou Ricardo Mello, que desembarcou nesta quinta-feira em Nova York acompanhado do técnico Carlos Albano.

Líder do ranking mundial e cabeça de chave número 1 do Aberto dos Estados Unidos, o espanhol Rafael Nadal enfrenta na estreia o russo Teymuraz Gabashvili para tentar buscar o único Grand Slam em que ainda não conquistou um título. Já o suíço Roger Federer abre sua campanha no torneio contra o argentino Brian Dabul.

O britânico Andy Murray encara o algoz de Bellucci no Torneio de New Haven, o eslovaco Lukas Lacko, e o sérvio Novak Djokovic inicia o Grand Slam contra o compatriota Viktor Troicki, que ficou mais conhecido internacionalmente ao gravar com Djokovic um vídeo ironizando um videoclipe da cantora colombiana Shakira com a participação de Rafael Nadal.

*Atualizado às 18h09

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host