UOL Esporte Tênis
 
Al Bello/Getty Images for Nike/AFP

Com Serena e McEnroe,Sharapova e Federer exibem roupas do Aberto dos EUA

27/08/2010 - 07h00

Com jogos noturnos, Aberto dos EUA apresenta "desfile de moda" nas quadras

Rubens Lisboa
Em São Paulo

Desde os seus primórdios, o tênis tem como marca registrada o uso dos tenistas pela indústria da moda, que contribui com a elegância do jogo. Assim, o ex-tenista francês René Lacoste virou marca e a brasileira Maria Esther Bueno também teve como marca registrada os vestidos desenhados pelo renomado estilista britânico Ted Tinling.

E é justamente no Aberto dos Estados Unidos, último Grand Slam da temporada, que tem partidas durante o dia e durante a noite, o local onde as grandes marcas produzem seus modelos para que os tenistas sejam bem vestidos em quadra. O problema é que nem sempre a ideia sai como o planejado para alguns, que acabam chamando mais atenção pela roupa do que pelo tênis.

Um caso que ficou marcado neste ano foi o da norte-americana Venus Williams, que atuou com um vestido curto preto em Roland Garros, usando uma bermuda por baixo na cor da pele. Assim, a cada saque da tenista, os espectadores tinham a impressão de que Venus não estava usando nada por baixo do vestido.

Outras roupas marcadas no circuito são as da norte-americana Bethanie Mattek-Sands, muito mais conhecida pelas roupas extravagantes do que pelo seu tênis, além das bermudas xadrez de Rafael Nadal e a camisa cor-de-rosa usada por Roger Federer nos Masters 1000 de Cincinnati e do Canadá.

A publicitária Isabela Arruda, impressionada pelos vestidos caros usados pelas russas Anna Kournikova e Maria Sharapova, decidiu criar um blog em 2008 no qual analisa as roupas das tenistas e também dos tenistas. A página pessoal na internet ganhou o nome de Meninas Vodca em homenagem a Sharapova e outras várias russas.

“A primeira brincadeira foi uma foto que vi em um torneio, mas depois comecei a falar de Sharapova e Ivanovic. Eu vi uma foto, alguém me manda uma referência, estou em casa vendo um jogo, reparo em alguma coisa, vou em cima e escrevo”, explica Isabela.

ROUPA MAIS POLÊMICA DA TEMPORADA

  • Regis Duvignau/Reuters

    A tenista norte-americana Venus Williams tem vários títulos importantes na carreira e já foi líder do ranking mundial, mas a temporada de 2010 vai ficar marcada por ela ter usado um dos vestidos mais ousados da história do tênis.

    A publicitária Isabela Arruda foi uma das pessoas que não aprovaram a roupa de Venus Williams.

    “Perdeu a elegância, foi vulgar. Ela é bonita, com um corpo bonito e não precisava disso para aparecer. Falta de bom senso, não tem explicação usar um vestido de renda com bermuda cor da pele. Acho que foi para criar polêmica", afirma Isabela.

A blogueira tem até marcas registradas para cada tenista. Roger Federer é o elegante, Maria Sharapova é fashionista, Bethanie Mattek-Sands é cafona, Jelena Jankovic é aparecida, Serena Williams é correta e Radek Stepanek é palhaço. Além disso, ela critica Rafael Nadal por ter deixado sua patrocinadora “mudar sua personalidade”, trocando suas camisas sem manga e as bermudas largas.

Com o conhecimento de causa de quem acompanha todos os torneios e as roupas, Isabela Arruda antecipou ao UOL Esporte os modelos que serão utilizados no Aberto dos Estados Unidos e teceu elogios novamente à russa Maria Sharapova e ao suíço Roger Federer.

“O Nadal vai jogar de dia com um verde limão berrante, um pouco mais verde que a camisa do Palmeiras com um ‘verde marca-texto’. E tem uma preta que é muito bonita também. E finalmente ele largou as toalhas de mesa de bermuda”, ironiza a publicitária.

Uma das principais vítimas da “analista de moda” do tênis é a sérvia Jelena Jankovic, que é patrocinada por uma marca chinesa chamada Anta, motivo para as ironias de Isabela em seu blog. A publicitária tem como suas principais expectativas o novo vestido de Caroline Wozniacki e a surpresa da roupa de Venus Williams.

“A Carol [Wozniacki] é a grifada do circuito. Finalmente vai estrear novo modelo da Stella McCartney, vestido lindo, todo trabalhado, cinza grafite. Li a Stella comentando que os recortes que tem no vestido da Wozniacki são inspirados em lingeries. Vai ficar bem legal. A surpresa que pode vir a acontecer é a Venus. Eu vi que ela assinou um contrato e a Polo Ralph Lauren, que desenhou um vestido para ela. Se for, finalmente vai se vestir bem. Se não, é uma coisa para rezar”, brinca Isabela Arruda.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host