UOL Esporte Tênis
 
John G. Mabanglo/EFE

Thomaz Bellucci erra no tie-break e perde no quinto set para Kevin Anderson

02/09/2010 - 23h38

Bellucci perde maratona para sul-africano e é eliminado no Aberto dos EUA

Do UOL Esporte
Em São Paulo*

O tenista brasileiro Thomaz Bellucci esteve perto de garantir pela primeira vez nesta quinta-feira a classificação para a terceira rodada do Aberto dos Estados Unidos, mas acabou perdendo de virada para o sul-africano Kevin Anderson por 3 sets a 2, com parciais de 6-7(4-7), 6-4, 5-7, 6-4 e 7-6(7-2), após 3h51min de partida.

RICARDO MELLO PERDE PARA FERRERO

  • Eduardo Muñoz/Reuters

    O brasileiro Ricardo Mello foi eliminado na segunda rodada do Aberto dos Estados Unidos ao perder por 3 sets a 0 para o espanhol Juan Carlos Ferrero, com parciais de 6-1, 6-4 e 6-4, acumulando o terceiro revés em três partidas contra o ex-número 1 do mundo. Leia o relato completo da partida

Bellucci começou a partida jogando de modo conservador e acabou não conseguindo nenhuma quebra no serviço de Kevin Anderson, que mede 2,03 m de altura, mas manteve o bom aproveitamento em seu saque para não dar vantagem ao rival. Com a igualdade, a decisão do primeiro set ficou para o tie-break, quando o brasileiro aproveitou uma falha do rival no saque para vencer.

O brasileiro manteve o equilíbrio no duelo pelo segundo set, mas um erro logo no início da parcial complicou a disputa e Bellucci teve o saque quebrado após cometer uma dupla-falta. Kevin Anderson evitou duas vezes a devolução de quebra e fechou o set, igualando a partida.

Thomaz Bellucci fez novamente uma parcial equilibrada contra Anderson no terceiro set e alternou boas jogadas com erros. Mas já no final do set, o brasileiro aproveitou as falhas do adversário e fechou a disputa com uma bela passada para ficar novamente em vantagem no placar.

Quando teria a oportunidade de tentar fechar a partida, Bellucci novamente não conseguiu conter Kevin Anderson, cometendo duas duplas-faltas e dez erros não-forçados que deixaram o sul-africano com o saque para forçar a disputa do quinto set.

MELIGENI ANALISA DERROTA DE BELLUCCI

"Foi uma pena perder um jogo tão justo, tão ganhável e difícil ao mesmo tempo. A chave tinha ficado boa e uma vitória podia dar uma confiança extra importante"

O tenista brasileiro sacou bem nos primeiros games da parcial, mas a força dos golpes de Kevin Anderson impedia que Bellucci tivesse a oportunidade de garantir uma quebra. A disputa equilibrada acabou forçando mais um tie-break para definir a partida. Com uma dupla-falta, o brasileiro viu o rival abrir 4-1 e ficar perto da vitória, antes de contar com erros de Thomaz Bellucci para vencer.

Kevin Anderson vai enfrentar na terceira rodada o francês Richard Gasquet, que se classificou ao derrotar o russo Nikolay Davydenko por 3 sets a 0, com parciais de 6-1, 6-4, 6-4.

“Realmente a partida foi decidida nos detalhes. Acabei errando mais durante o jogo e no tié-break do quinto set não joguei bem. Ele [Anderson] saca bem e bate firme de fundo. Foi uma pena não ter conseguido chegar à terceira rodada”, lamentou Bellucci após a derrota.

Com a eliminação, o tenista brasileiro retorna a São Paulo para embarcar na próxima semana rumo à cidade de Chennai, na Índia, para a disputa da Copa Davis com a equipe brasileira pela repescagem do Grupo Mundial entre os dias 17 e 19.

*Atualizado à 0h48

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host