UOL Esporte Tênis
 
06/09/2010 - 23h58

Federer escapa de sustos e avança sem perder sets para as quartas de final

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O suíço Roger Federer garantiu nesta segunda-feira a sua classificação para as quartas de final do Aberto dos Estados Unidos ao derrotar o austríaco Jurgen Melzer por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 7-6(7-4) e 6-3, após 2h02min no encerramento da rodada noturna do estádio Arthur Ashe, em Nova York.

Com a vitória, Federer terá pela frente o sueco Robin Soderling, rival que apesar de ter retrospecto extremamente desfavorável contra o número 2 do mundo, com uma vitória e 12 derrotas, foi ele o responsável pela eliminação do suíço em Roland Garros. Soderling se classificou ao derrotar o espanhol Albert Montañes por 3 sets a 1, com parciais de 4-6, 6-3, 6-2 e 6-3.

Federer iniciou o confronto com Melzer dominando a partida e com eficiência acertou 13 bolas vencedoras para vencer o primeiro set em 27min. O suíço conseguiu a primeira quebra de serviço no quarto game e acabou tendo a quebra devolvida no sétimo game, antes de voltar a vencer no serviço do rival e garantir a vitória parcial.

Melzer começou a acertar suas jogadas no segundo set e contou com erros de Roger Federer para equilibrar o confronto no primeiro set. O austríaco chegou a ter duas oportunidades de quebra no saque de Federer, mas não conseguiu converter e acabou perdendo no tie-break, quando o suíço teve sorte com duas jogadas em que a bola pegou na fita e caiu do lado de Melzer da quadra, e após 54min venceu o duelo.

O austríaco continuou tentando se impor contra Federer ao quebrar o serviço do número 2 do mundo logo no primeiro game e fazer uma provocação ao adversário. Mas o recordista de títulos de Grand Slam não deixou por menos e devolveu a quebra. Roger Federer voltou a vencer um game no saque de Melzer no sexto game, antes de confirmar em seu serviço e ficar a apenas um game da vitória, que veio no serviço seguinte do suíço, que fechou o game de zero.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host