UOL Esporte Tênis
 
07/09/2010 - 18h52

Wawrinka vence partida de mais de 4h e garante dois suíços nas quartas

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Stanislas Wawrinka comemora ponto na vitória sobre o norte-americano Sam Querrey nos EUA

    Stanislas Wawrinka comemora ponto na vitória sobre o norte-americano Sam Querrey nos EUA

Em uma das partidas mais longas desta edição do Aberto dos Estados Unidos, o suíço Stanislas Wawrinka conseguiu a sua classificação para as quartas de final ao derrotar o norte-americano Sam Querrey, último anfitrião que ainda estava na chave masculina, por 3 sets a 2, com parciais de 7-6(11-9), 6-7(5-7), 7-5, 4-6 e 6-4, após 4h28 de partida na quadra Arthur Ashe, garantindo também pela primeira vez a participação de dois suíços nas quartas de final de um Grand Slam, já que o país também tem o número 2 do mundo Roger Federer classificado.

Na briga por uma vaga inédita da semifinal do Grand Slam norte-americano, o adversário de Stanislas Wawrinka será o russo Mikhail Youzhny, que conseguiu a classificação ao derrotar o espanhol Tommy Robredo por 3 sets a 1, com parciais de 7-5, 6-2, 4-6 e 6-4, após 3h05min de partida.

Algoz do britânico Andy Murray na terceira rodada, o suíço Stanislas Wawrinka fez um duelo nos saques com o anfitrião Sam Querrey, que contou com todo o apoio do público local na ausência dos norte-americanos eliminados Andy Roddick, James Blake e John Isner. Com seus sete aces na primeira parcial, Querrey evitou as quebras de serviço, mas acabou perdendo o set para Wawrinka no tie-break após 57 minutos.

Novamente equilibrado, o segundo set teve quebras de serviço para os dois tenistas, que novamente com a igualdade encararam o tie-break, desta vez vencido nos saques eficientes de Sam Querrey, contando com erros do adversário suíço para levar 1h na finalização da parcial.

Nos sets seguintes, Wawrinka conseguiu duas vezes quebrar o serviço de Querrey, que mesmo obtendo a devolução de uma, acabou batido. O anfitrião cometeu menos erros no quarto set e conseguiu novamente igualar o confronto ao forçar o quinto set fechando após aproveitar uma de suas seis oportunidades de quebra no saque do europeu.

O set final teve o cansaço dos tenistas que acabou proporcionando uma disputa com mais erros. Sam Querrey conseguiu se salvar após ceder uma chance de quebra a Wawrinka no sexto game que poderia deixar o suíço perto da vitória. Com uma subida à rede em que deixou espaço para a devolução de Wawrinka, o tenista local teve um match point contra, mas conseguiu salvar. Mas o norte-americano voltou a cometer um erro e deu outra chance para o rival vencer a partida executando um voleio.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host