UOL Esporte Tênis
 
11/09/2010 - 15h40

Nadal vence com facilidade e vai à final do Aberto dos EUA pela primeira vez

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O espanhol Rafael Nadal conseguiu neste sábado se classificar para a final do Aberto dos Estados Unidos pela primeira vez na carreira após sete edições disputadas desde a estreia, aos 17 anos, em 2003. O líder do ranking mundial derrotou o russo Mikhail Youzhny com facilidade na semifinal por 3 sets a 0, com parciais de 6-2, 6-3 e 6-4 após 2h13min de partida.

Com a vitória, Nadal terá a chance neste domingo, às 17h (de Brasília), de chegar ao career Grand Slam, igualando Fred Perry, Don Budge, Rod Laver, Roy Emerson, André Agassi e Roger Federer.

O espanhol enfrentará na final o vencedor da partida entre o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic. Rafael Nadal leva vantagem nos confrontos contra os dois tenistas e jamais enfrentou um dos dois no Aberto dos EUA. Nadal venceu 14 partidas e perdeu sete para Federer e curiosamente o seu retrospecto é idêntico contra Djokovic.

O retrospecto do número 1 do mundo no Aberto dos Estados Unidos tinha como melhor resultado a semifinal alcançada em 2008 e 2009, quando perdeu para o escocês Andy Murray e para o argentino Juan Martín Del Potro, respectivamente.

Nadal iniciou a partida pressionando Mikhail Youzhny e após a confirmação dos dois primeiros serviços, conseguiu forçar o russo ao erro para garantir a primeira quebra. Na sequência, o espanhol teve dificuldades para confirmar seu serviço após ter conseguido abrir 40-0 e chegou a ceder uma oportunidade de quebra ao rival, mas evitou a perda do saque. Com 5 games a 2, Rafael Nadal voltou a garantir a quebra no serviço do tenista russo e fechou o primeiro set após 42 minutos.

Mantendo a regularidade na partida durante os primeiros games do segundo set, Nadal precisou pedir atendimento médico devido a bolhas nos pés. Mas no retorno o espanhol não teve dificuldades para garantir a quebra no serviço do russo no oitavo game do segundo set, antes de fechar em seu saque a parcial em 47 minutos de confronto.

Já no terceiro game do terceiro set, Rafael Nadal conseguiu a quebra no serviço de Youzhny e passou a administrar a vantagem para vencer a partida. Mas no oitavo game acabou tendo o seu serviço quebrado pelo russo, sendo apenas o segundo serviço perdido por Nadal em todo o torneio. Após o russo errar um voleio fácil junto à rede, Nadal conseguiu outra quebra de serviço antes de sacar para o jogo e encerrar a partida com vitória.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host