UOL Esporte Tênis
 
27/09/2010 - 08h31

Feijão sobe 26 posições e 'cola' no top 100; Ana Clara ascende mais 7 postos

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O Brasil teve duas importantes ascensões no ranking, com melhoras tanto no feminino quanto no masculino, nas listas da WTA e da ATP divulgadas nesta segunda-feira. Entre os homens, João Souza, o Feijão, subiu 26 postos e se aproxima do top 100, enquanto a nova número 1 do Brasil, Ana Clara Duarte, teve uma evolução de sete posições.

CONHEÇA A Nº 1 BRASILEIRA

  • Divulgação

    O tênis feminino brasileiro vive um momento de baixa que deixa envergonhado o país de Maria Esther Bueno. Já são duas décadas sem uma tenista no top 100 da modalidade, um sonho distante de qualquer garota que empunha as raquetes. No entanto, um ar novo na posição de melhor tenista do país traz esperanças, com Ana Clara Duarte. Ela é a nova número 1 do Brasil, posição alcançada durante um período complicado, mas lucrativo para a jovem, jogando sozinha do outro lado do mundo.

Feijão agora é o 112 do mundo, sua melhor colocação na lista da ATP, com 481 pontos. A conquista do challenger de Bogotá possibilitou a subida no ranking, após derrotar o marroquino Reda El Amrani (205), por 2 sets a 0, com parciais de 6-4 e 7-6(7-5).

Foi o segundo título de Feijão, de 22 anos, em eventos deste nível, o que o faz vislumbrar uma posição entre os 100 melhores junto a Thomaz Bellucci, que se manteve em 27º, e Ricardo Mello, que caiu de 76º a 80º nesta semana.

"Com esse bom ranking começo a vislumbrar o top 100 que é meu objetivo e estou trabalhando pra isso. Estou mais maduro para alcançá-lo”, disse ele, segundo o Tenisbrasil. O brasileiro passou por um período complicado antes de evoluir.

“Depois de vencer em Bogotá, em abril, criei uma expectativa, acabei jogando de forma travada, perdi jogos, fui caindo na confiança e fiquei desanimado. Mas o Pardal (Ricardo Acioly, técnico) sempre me motivou e falou que uma hora eu iria acertar e os resultados apareceriam de novo", completou.

Nesta semana, ele entra novamente como segundo pré-classificado para disputar o forte evento de Cali, com premiação de US$ 75 mil, mais hospedagem. Mais uma vez no saibro, ele encara na primeira partida Giovanni Lapentti, do Equador. Eles estão empatados em 1 a 1 no confronto direto.

Tanto na ATP quanto na WTA, o top 10 não teve alterações. Entre os homens, Rafael Nadal lidera, seguido por Novak Djokovic e Roger Federer. No feminino, Serena Williams é a primeira colocada, à frente de Caroline Wozniacki e da irmã Venus.

Mulheres

Ana Clara Duarte, que na última semana apareceu pela primeira vez como número 1 do país, segue crescendo no ranking. Depois de subir 56 posições de uma vez, agora a ascensão foi mais lenta, com sete postos. Ela figura na 287ª colocação, bem à frente de Nanda Alves, que caiu 13 postos, para 354ª.

A carioca de 21 anos tentava o segundo título na Austrália, em uma turnê de cinco torneios que está fazendo na Oceania. Ela teve mais um bom desempenho e foi derrotada só na final, de virada. No torneio de Alice Springs, ela saiu na frente da cabeça de chave número 1 Sacha Jones, da Nova Zelândia, mas perdeu por 5-7, 6-3 e 6-3.

A tenista ainda joga Port Pirie e Mount Gabier antes de retornar ao Brasil. Seu objetivo é entrar na lista de 220 melhores do ranking, para jogar o qualifying do Aberto da Austrália. Ana Clara busca jogar seu primeiro Grand Slam.
 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host