UOL Esporte Tênis
 
02/10/2010 - 07h48

Nadal perde para zebra espanhola e cai na semifinal do torneio de Bancoc

Do UOL Esporte
Em São Paulo

O espanhol Rafael Nadal parecia ter caminho livre para conquistar mais uma taça, mas foi eliminado do torneio de Bancoc. Neste sábado, pelas semifinais da competição, ele enfrentou o compatriota Guillermo García-López e foi derrotado em uma partida de quase três horas.

Sem Fernando Verdasco, cabeça de chave número 2 do torneio tailandês que foi derrotado, Nadal tinha uma chave teoricamente fácil pela frente, nos primeiros jogos após conquistar o Aberto dos EUA e se consagrar com o “Golden Slam”.

Não foi o que se viu com García-López, que soube enfrentar o jogo forte de fundo de quadra do compatriota, número 1 do mundo e, em 2h45, marcou 2-6, 7-6(7-3) e 6-3. Nadal desperdiçou nada menos que 16 break points no segundo set, e isso acabou definindo o jogo.

Aos 27 anos, o tenista tem apenas um título de ATP na carreira, tendo disputado três finais. No retrospecto com Nadal, ele nunca tinha vencido, em dois jogos entre eles.

“Eu nunca havia vencido um número 1 do mundo na minha carreira. Esta foi a melhor vitória que já tive”, comemorou o finalista.

“Não joguei bem os break points. Com um total de 26 oportunidades de quebra, você tem de aproveitá-las. É uma derrota difícil de engolir, porque estava jogando bem e tive chance de ir à final”, lamentou Nadal.

Com o resultado, o número 53 do mundo enfrentará o finlandês Jarkko Nieminen (60º) na final. Ele passou por Benjamin Becker, da Alemanha, na semifinal, por 6-3 e 6-2, em 1h05.

A zebra espanhola contou com um grande número de winners, forçando o jogo para cima de Nadal e conseguindo não se precipitar contra o favorito. Com dez aces contra sete do líder do ranking, ele foi também melhor no saque, aproveitando sua única chance de quebra no terceiro set para fechar.

A chave da derrota para Nadal foi o segundo set, quando ele pressionou, mas não conseguiu vencer no serviço do rival. O espanhol teve 16 break points na parcial e não aproveitou nenhum. Na hora de desempatar, no tie-break, García-López aproveitou e fez 7-3, empatando a partida e se encaminhando para um surpreendente triunfo.


 

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host