UOL Esporte Tênis
 
14/10/2010 - 21h03

Boris Becker pode ser alternativa para salvar o tênis britânico masculino

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Ex-número um do mundo e vencedor de seis títulos de Grand Slam, o alemão Boris Becker pode ser a alternativa da Associação Britânica de Tênis (LTA), para tentar salvar o tênis masculino do Reino Unido, que apesar de contar com Andy Murray entre os melhores do mundo, não tem outros jogadores em bom nível e sofre com a falta de renovação, além de outros fatores que deixam o país na terceira divisão da Copa Davis.

Aos 42 anos, o ex-tenista alemão afirmou que recebeu um chamado informal da LTA sobre a possibilidade de trabalhar no desenvolvimento de novos talentos para o tênis local, de acordo com o jornal inglês Daily Mail.

Nesta semana, Becker tem ajudado no treinamento do tenista britânico George Morgan, de 17 anos, no Centro Nacional de Tênis em Roehampton. Morgan é considerado um dos mais promissores jogadores do Reino Unido.

Boris Becker, que atualmente tem se dedicado na divulgação de torneios de pôquer, demonstrou interesse em assumir a vaga de treinador principal da LTA, deixada pelo norte-americano Paul Annacone, que decidiu trabalhar com o suíço Roger Federer.

Com uma sequência de treinadores estrangeiros com altos salários que não renderam bons resultados, a LTA negou que tenha procurado Boris Becker. Antes de Annacone, Brad Gilbert e o sueco Peter Lundren foram contratados por Roger Draper para o desenvolvimento do tênis local e não surtiram efeito.

Embora haja a recusa de Draper tenha ficado insatisfeito com a contratação de tenistas consagrados pela LTA, isso não impediu a renovação do acerto com Greg Rusedski, que recebeu mais de 2 mil libras para acompanhar o novato Oliver Golding na edição juvenil de Wimbledon neste ano, quando o jogador chegou à semifinal.

Rusedski afirma que fez um acordo para trabalhar com a base juvenil de Twickenham por 50 dias ao ano para receber entre 100 mil e 125 mil libras da LTA. É especulado que dado o desespero da LTA, Boris Becker poderia receber mais de 32 milhões de libras para trabalhar no tênis masculino da entidade.

Enquanto Andy Murray está no top 10 da ATP, o segundo colocado do tênis britânico, Alex Bogdanovic é apenas o 227º colocado no ranking mundial. A equipe da Copa Davis teve cinco derrotas consecutivas em confrontos e só conseguiu se manter no equivalente à terceira divisão da competição ao bater a Turquia na repescagem deste ano.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host