Com a vitória sobre Ljubicic, Federer vai à final de Estocolmo e busca terceiro título na temporada
Após encontrar um jogo duro no primeiro set, o suíço Roger Federer superou a dificuldade inicial, venceu o croata Ivan Ljubicic por 7-6 (7-5) e 6-2 e chegou a decisão do Torneio de Estocolmo, na Suécia. Com o triunfo deste sábado, o atual número 2 do mundo alcança sua sétima final em 2010.
Na disputa pelo título, Federer reencontra Florian Mayer após quatro anos. O alemão venceu, de virada, o finlandês Jarkko Nieminem por 4-6, 6-4, 7-6 (7-3) na partida preliminar semifinal e alcançou a terceira final na carreira.
Em busca de seu primeiro título, Mayer terá a difícil missão de vencer Federer. Os dois tenistas já se enfrentaram duas vezes em torneios ATP e o suíço sempre encontrou facilidade para vencer. O último encontro ocorreu no Aberto da Austrália de 2006. O atual número 2 do mundo venceu por 3 sets a 0 com direito a um pneu (6-0).
Ljubicic também amargava uma derrota em histórico de confronto contra Federer, mas conseguiu endurecer o jogo no primeiro set. O croata obteve uma quebra de saque ainda em início de partida e jogou com o placar favorável durante boa parte da parcial ao confirmar seus saques.
No entanto, Federer tentou devolver a quebra e acabou conseguindo uma em três tentativas. O suficiente para empatar e levar o set para o tie-break. O número 2 do mundo confirmou, então, seu favoritismo ao fazer 7-5.
A segunda parcial foi um verdadeiro passeio. Com um saque mais agressivo – cinco aces e 63% de aproveitamento no primeiro serviço -, Federer não deu chance a Ljubicic. Em suas duas oportunidades de quebrar o saque adversário, o suíço foi eficiente e fechou o jogo com um 6-2.
Diante do número 47 do ranking, Federer busca seu terceiro título em 2010 – foi campeão no Masters 1000 de Cincinati e do Aberto da Austrália. No Masters 1000 de Xangai, no Masters 1000 do Canadá, no Torneio de Halle e no Masters 1000 de Madri, o suíço acabou perdendo a final.
Conheça a carreira de mais de 10.000 atletas