UOL Esporte Tênis
 
24/10/2010 - 13h46

Após crítica a técnicos brasileiros, Bellucci encerra parceria com Zwetsch

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Dois dias após fazer duras críticas aos treinadores brasileiros, Thomaz Bellucci anunciou o fim da parceria de dois anos com João Zwetsch. Capitão do Brasil na Copa Davis, o técnico foi poupado dos ataques do tenista paulista, mas não será mais seu técnico. O número 1 do país justificou a saída do comandante pelos resultados do segundo semestre.

"O João [Zwetsch] é um dos melhores treinadores do Brasil, me ensinou muita coisa durante esses dois anos, dentro e fora da quadra. Ao lado dele obtive meus melhores resultados e evolui meu jogo. Além de técnico, é meu amigo, o respeito e devo muito a ele", disse Bellucci.

"Mas os resultados no segundo semestre não foram os esperados e isso acabou desgastando o nosso dia a dia, por isso decidi encerrar a nossa parceria", explicou o atual 27º do mundo, que ainda não definiu quem será seu novo treinador. "Quero priorizar esta semana a Copa Petrobras, jogar sem pressão e só depois decidir um novo técnico para a próxima temporada".

Na última sexta-feira, Bellucci fez duras críticas aos técnicos brasileiros. O paulista eximiu os atletas de culpa e disse que com pouca qualificação de treinadores é difícil formar jogadores de qualidade. “A solução é pegar técnico de fora, pois quando se chega a jogar em alto nível, ficamos sem opção no Brasil. Se mais alguém chegar a ser Top 30 ou Top 20, será algo natural isso”, falou durante lançamento da etapa brasileira do circuito de torneios challengers.

Bellucci poupou somente dois treinadores de críticas. “Para mim, no Brasil, temos apenas o João Zwetsch e o Larri Passos [ex-treinador de Gustavo Kuerten]”. Mesmo assim, a decisão de romper com o técnico gaúcho foi anunciada neste domingo.

João Zwestch iniciou o trabalho com Bellucci desde novembro de 2008, quando o tenista era o 90º do mundo. Em fevereiro deste ano, o técnico foi oficializado como novo capitão do Brasil na Copa Davis. O gaúcho foi o primeiro desde 1995 a conciliar o comando da equipe com a atribuição de treinador do tenista número 1 do país.

Com boa possibilidade de retornar ao Grupo Mundial após sete anos, o Brasil fracassou em setembro. A equipe vencia a Índia por 2 a 1, quando Bellucci passou mal e abandonou partida contra Somdev Devvarman que poderia selar a vitória. Na sequência, Ricardo Mello foi derrotado e o time verde-amarelo segue fora da elite.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host