UOL Esporte Tênis
 
17/11/2010 - 17h45

Moyá culpa lesões por aposentadoria e acredita ter ido além do esperado

Do UOL Esporte
Em São Paulo
  • Moyá lamenta derrota na estreia do Masters 1000 de Madri, sua última partida oficial da carreira

    Moyá lamenta derrota na estreia do Masters 1000 de Madri, sua última partida oficial da carreira

Depois do anúncio na última terça-feira de sua aposentadoria em dezembro no Masters nacional espanhol, o tenista espanhol Carlos Moyá, primeiro da Espanha a ocupar a liderança do ranking mundial, explicou que as seguidas lesões lhe impediram de seguir no circuito para tentar uma temporada de despedida do tênis.

“As razões de minha aposentadoria se devem a um problema no pé que sofro já faz muitos anos, uma artrose, desde os 20 anos e que operei para poder continuar jogando em abril do ano passado. Estive sete ou oito meses parado e queria voltar a tentar”, explicou Moyá em uma entrevista coletiva.

“Nunca cheguei a me recuperar. Não me sai muito bem e a raiz dessa operação teve efeitos colaterais. Comecei a ter problemas na parte externa, uma fratura, o tendão também tinha lesionado, e agora com 32 anos não há opção”, completou o espanhol.

Carlos Moyá afirmou ainda que o seu desempenho nas últimas partidas disputadas também lhe desanimou a tentar encerrar a carreira jogando os principais torneios do circuito. Neste ano ele jogou apenas cinco torneios oficiais, sendo apenas o Aberto da Austrália de Grand Slam, e sofreu uma derrota por W.O. para o brasileiro Thomaz Bellucci na segunda rodada do Masters 1000 de Indian Wells, nos Estados Unidos.

“Eu queria jogar os grandes torneios e me despedir, mas cheguei ao torneio de Madri e embora não estivesse 100% não pude jogar como queria. Essa partida não foi a sonhada e assim me dei conta de que havia chegado o momento. Ganas eu tinha muitíssimas e me sacrifiquei para poder voltar, mas tentei tudo para poder me curar e não foi possível”, afirmou Moyá.

Na última partida oficial disputada, pela primeira rodada do Masters 1000 de Madri, Carlos Moyá perdeu por 2 sets a 0 para o alemão Benjamin Becker, com parciais de 6-0 e 6-2. A última vitória do espanhol foi em Indian Wells, contra o norte-americano Tim Smyczek.

“Vou descansar e ficar em casa. Foram 15 anos em nível profissional viajando a cada semana, com a pressão mental que supõe. As coisas mudam quando se tem um filho. Assim ficou claro que seria difícil me separar da minha família”, afirma o espanhol sobre o seu futuro.

“Tive uma carreira muito melhor do que poderia imaginar. Embora tenha pessoas lhe acompanhando, ao final, na quadra você está sozinho e nas derrotas também. É um esporte muito solitário e a parte positiva supera a negativa”, finalizou Moyá.

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host