UOL Esporte Tênis
 
Julian Finney/Getty Images

Melhores tenistas da temporada tentam fechar o ano com o título do ATP Finals

20/11/2010 - 07h00

Londres reúne melhores do ano, mas momento físico pode causar surpresas

Do UOL Esporte
Em São Paulo

Último grande evento do circuito mundial do tênis masculino, o ATP Finals de Londres reúne os melhores tenistas da atual temporada, mas habitualmente tem competidores quase esgotados fisicamente, o que causou surpresas nos últimos dois anos com os títulos de Novak Djokovic, em 2008, e principalmente Nikolay Davydenko, no ano passado.

Neste ano o evento não tem nenhuma ausência por lesão e ainda conta com Rafael Nadal em grande fase, Roger Federer vindo de uma fase de recuperação no final da temporada e um ascendente sueco Robin Soderling, que entra como número quatro do mundo no grupo B para brigar por uma vaga com Federer, Andy Murray e David Ferrer, finalista do torneio em 2007.

Pelo grupo A, Nadal terá pela frente o sérvio Novak Djokovic, único além de Federer a ter vencido o torneio entre os presentes na edição deste ano. Com temporadas irregulares, Tomas Berdych e Andy Roddick entram como franco-atiradores para tentarem surpreender os favoritos da chave.

GRUPO A

Rafael Nadal (ESP)
Ranking: 1º - Pontos: 11.450
Participações: 3 - Vitórias/Derrotas: 4/7
Melhor campanha: Semifinais em 2006 e 2007

Para a temporada de 2010 ser considerada perfeita para Rafael Nadal, basta ao espanhol conquistar o ATP Finals pela primeira vez na carreira. O tenista recuperou a liderança do ranking mundial e obteve o career Grand Slam ao ficar com os títulos de Roland Garros, Wimbledon e do Aberto dos Estados Unidos, este pela primeira vez. Na temporada de saibro, Nadal não perdeu nenhuma partida e o espanhol ainda mostrou chegar em bom nível físico pela primeira vez no ATP Finals após vencer o Torneio de Tóquio.
Novak Djokovic (SER)
Ranking: 3º - Pontos: 5.635
Participações: 3 - Vitórias/Derrotas: 6/5
Melhor campanha: Campeão em 2008

Djokovic passou parte da temporada 2010 na segunda colocação do ranking mundial, o seu melhor posto na carreira, mas na busca por títulos o sérvio não teve conquistas de grande relevância, vencendo apenas em Dubai, no início do ano, e em Pequim, já na etapa final. O principal momento do jogador foi alcançar a final do Aberto dos EUA com uma vitória sobre Federer e esteve perto de seu segundo Grand Slam, mas acabou perdendo. Decepcionou no Masters de Paris ao perder na segunda rodada para o local Michael Llodra.
Tomas Berdych (TCH)
Ranking: 6º - Pontos: 3.755
Participações: Nenhuma - Vitórias/Derrotas: -
Melhor campanha: É estreante

Sem ter conquistado nenhum título na temporada, o tcheco Tomas Berdych se garantiu no ATP Finals pela primeira vez devido aos pontos conquistados em torneios de maior importância, como o vice-campeonato de Wimbledon e a semifinal de Roland Garros, além da final que também disputou no Masters 1000 de Miami, em que acabou derrotado por Andy Roddick. A parte final da temporada do tenista tcheco foi fraca e a partir do Masters 1000 do Canadá, Berdych não conseguiu vencer duas partidas em nenhum torneio.
Andy Roddick (EUA)
Ranking: 8º - Pontos: 3.665
Participações: 5 - Vitórias/Derrotas: 8/8
Melhor campanha: Semifinal em 2003, 2004 e 2007

Começou a temporada com bons resultados e obteve seus dois títulos do ano no Torneio de Brisbane e no Masters 1000 de Miami, além das finais de San José e Indian Wells. O problema para Andy Roddick foi a série de problemas físicos que lhe deixou fora de torneios e causou sua queda no ranking mundial, que pela primeira vez na história foi divulgado sem um representante dos EUA no top 10. No final do ano garantiu a volta ao top 10 e a vaga no ATP Finals com semifinal na Basileia e quartas de final no Masters de Paris.

GRUPO B

Roger Federer (SUI)
Ranking: - Pontos:7.645
Participações: 8 - Vitórias/Derrotas: 29/7
Melhor campanha: Campeão em 2003, 2004, 2006 e 2007

Maior vencedor em atividade do ATP Finals, o suíço Roger Federer entra no torneio com a possibilidade de igualar Ivan Lendl e Pete Sampras no recorde de cinco títulos. Federer conquistou quatro títulos na temporada, sendo o primeiro o Aberto da Austrália, oscilou e não foi à final de Wimbledon, Roland Garros e Aberto dos EUA, vencidos por Nadal e chegou a cair para terceiro no ranking e no final da temporada se recuperou vencendo os torneios de Estocolmo e Basileia para chegar aos 65 títulos na carreira.
Robin Soderling (SUE)
Ranking: 4º - Pontos: 5.380
Participações: 1 - Vitórias/Derrotas: 2/2
Melhor campanha: Semifinal em 2009

Depois de começar a temporada fracassando na primeira rodada do Aberto da Austrália, Soderling foi um dos tenistas com maior evolução de ranking entre os tops e saiu da oitava para a quarta colocação com os dois títulos vencidos na temporada. Campeão de Roterdã, o sueco treinado por Magnus Norman foi novamente vice-campeão de Roland Garros, desta vez com uma derrota para Rafael Nadal, e no último grande evento antes do ATP Finals, conquistou o título do Masters 1000 de Paris.
Andy Murray (GBR)
Ranking: 5º - Pontos: 5.360
Participações: 2 - Vitórias/Derrotas: 5/2
Melhor campanha: Semifinal em 2008

O início de temporada com a final do Aberto da Austrália parecia animar os torcedores de Andy Murray, que ficou com o vice-campeonato em Melbourne ao perder para Roger Federer. Mas o escocês acabou oscilando muito durante o ano, passou mais uma vez em branco na tentativa de conquistar títulos de Grand Slam e salvou a temporada pelos dois títulos de Masters 1000 em Toronto e Xangai, ambos com vitórias sobre o suíço Roger Federer.
David Ferrer (ESP)
Ranking: 7º - Pontos: 3.735
Participações: 1 - Vitórias/Derrotas: 4/1
Melhor campanha: Vice-campeão em 2007

Após quase dois anos ausente do top 10, o espanhol fez uma temporada de recuperação e conseguiu na reta final a garantia da volta à lista dos oito melhores tenistas do ano para jogar pela segunda vez o ATP Finals em Londres. Depois de jogar na América Latina e conquistar o título de Acapulco, fez boa campanha na temporada de saibro e buscou o seu segundo título do ano em Valência, mas caiu na segunda rodada do Masters 1000 de Paris

Placar UOL no iPhone

Hospedagem: UOL Host