Topo

Djokovic desequilibra duelo com Simon e garante empate sérvio na Copa Davis

Novak Djokovic comemora ponto na vitória sobre Gilles Simon em Belgrado - Julian Finney/Getty Images
Novak Djokovic comemora ponto na vitória sobre Gilles Simon em Belgrado Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

03/12/2010 16h11

Pressionado para tentar garantir o empate da Sérvia na segunda partida do confronto em casa contra a França, o número três do mundo Novak Djokovic conseguiu a vitória sobre Gilles Simon por 3 sets a 0, com parciais de 6-3, 6-1 e 7-5, após 2h18min de partida em Belgrado.

MONFILS ABRIU CONFRONTO COM VITÓRIA

  • AFP PHOTO / DIMITAR DILKOF

    O francês Gael Monfils foi o responsável pela primeira vitória no confronto final da Copa Davis ao bater o sérvio Janko Tipsarevic na primeira partida de simples e garantir o primeiro ponto para seu país, antes de Djokovic igualar a disputa em 1 a 1

A vitória de Djokovic deixou o confronto sem chances de definição já neste sábado, o que poderia ocorrer caso Simon tivesse vencido a segunda partida nesta sexta-feira após Gael Monfils ter batido o sérvio Janko Tipsarevic na partida de abertura.

Djokovic começou soltando fortes golpes do fundo da quadra e encontrou Simon disposto a se movimentar bem pela quadra. Arriscando mais do que o adversário francês, Novak Djokovic acabou cometendo mais erros e desperdiçou duas chances de quebra no quinto game.

Após se recuperar da perda da quebra, Djokovic colocou velocidade no jogo e desta vez não falhou para conseguir a quebra no serviço de Gilles Simon no sétimo game. Mas o sérvio ainda voltou a dar sustos cedendo uma oportunidade de devolução da quebra que conseguiu salvar antes de garantir nova quebra para confirmar a vitória da parcial no nono game, após 44min em quadra.

Precisando equilibrar o duelo com Djokovic, o francês Gilles Simon começou a tentar tomar a iniciativa da partida, mas passou a cometer uma sequência de erros não-forçados e facilitou a vitória de Novak Djokovic na segunda parcial. O sérvio se manteve estável e aproveitou o momento ruim do rival para garantir duas quebras de serviço e confirmar em seu saque a vitória no segundo set.

O nível que já não estava bom para Gilles Simon nos dois primeiros sets, piorou na sequência da partida e o francês aumentou sua lista de erros não-forçados, facilitando para Djokovic, que passou a administrar a vantagem na partida.

A derrota de Simon foi apenas a segunda da França na edição atual da Copa Davis, sendo que o revés anterior ocorreu com o abandono de Jo-Wilfried Tsonga diante de Simon Greul na quarta partida do confronto da primeira rodada contra a Alemanha. Sem precisar se arriscar, Djokovic teve o serviço para fechar a partida no décimo game.

Simon tentou comandar o game decisivo e subiu à rede para complicar a disputa para Djokovic, teve a chance de quebra, mas errou novamente. Com uma devolução na rede do francês, Djokovic teve dois match-points e desperdiçou, sofrendo a devolução de quebra.

No 11º game, Novak Djokovic contou com outra quebra no serviço de Simon, que teve dificuldades para encaixar o seu primeiro saque e abriu o game com uma dupla-falta na rede. Ao sacar novamente para a partida, Djokovic foi agressivo e abriu novamente dois match-points para não decepcionar a torcida sérvia em Belgrado.