Topo

França vira contra a Sérvia nas duplas e fica a um ponto do título da Davis

Michael Llodra comemora ponto na partida de duplas contra a Sérvia em Belgrado - Julian Finney/Getty Images
Michael Llodra comemora ponto na partida de duplas contra a Sérvia em Belgrado Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

04/12/2010 16h44

A dupla francesa formada por Arnaud Clement e Michael Llodra conseguiu uma virada heroica neste sábado contra os sérvios Nenad Zimonjic e Viktor Troicki pela final da Copa Davis em Belgrado. Depois de sair perdendo por 2 a 0, conseguiu fazer 3 sets a 2 com parciais de 3-6, 6-7(3-7), 6-4, 7-5 e 6-4, após 4h33min de partida.

Agora, a equipe da França abriu 2 a 1 no confronto e precisa apenas de mais um ponto para conseguir seu décimo título da competição.

Caso o número 12 do mundo Gael Monfils surpreenda o astro sérvio Novak Djokovic no primeiro jogo de domingo, a França leva a “saladeira”. Senão, a decisão ficará para o quinto jogo, que deverá ser entre Janko Tipsarevic e Gilles Simon.

A partida de duplas foi longa e tensa, com mais de quatro horas de disputa. As torcidas dos dois lados causaram interrupções por causa de interferências em pontos cruciais, e o árbitro precisou conter o ânimo de jogadores e técnicos em discussões durante o jogo.

Para tentar superar o favoritismo francês nas duplas, os sérvios foram para o tudo ou nada e arriscaram a maior parte dos pontos, contando com um número superior tanto em bolas vencedoras quanto em erros não forçados.

No primeiro set, Troiki e Zimonjic assumiram a iniciativa dos pontos desde o começo, e conseguiram a quabra de saque no quarto game, depois de perder três oportunidades. Sem maiores problemas, os sérvios mantiveram a vantagem e fecharam por 6 a 3.

A França voltou determinada a reagir no segundo set, mas os donos da casa resistiram a cinco break-points. Na hora decisiva, contaram com a ajuda de uma dupla falta de Clement, mas Troicki sacou mal na sequência e não conseguiu fechar. No tie-break, os sérvios acertaram o saque e fizeram 7 a 3.

Com 2 a 0 contra, a França apostou tudo no terceiro set, e conseguiu a quebra logo no primeiro game. Errando menos e acertando mais bolas, Clement e Llodra resistiram a longos games e a dois break-points para ganhar a parcial e continuar na partida.

O equilíbrio se manteve no quarto set, e a Sérvia chegou a ter duas chances de quebrar o saque e fazer 5 a 3. Mas os franceses resistiram e passaram à frente do placar quando Troicki sacou mal no 11º game. Clement/Llodra aproveitaram o único break-point que tiveram na parcial e depois sacaram para fazer 7 a 5 e empatar o confronto.

Enquanto Troicki comprometia cada vez mais a parceria sérvia, o francês Clement se mostrava inspirado, principalmente nas devoluções. Assim, a França já saiu na frente com uma quebra no quinto set. Quando os sérvios tiveram duas chances de devolução da quebra, novamente Viktor Troicki falhou e em uma devolução de Llodra os franceses ganharam o game. Ao sacar para o jogo, com Michael Llodra em serviço, a França abriu três match-points e garantiu a vitória e o segundo ponto no confronto.