Topo

Djokovic bate Monfils e empata confronto com a França na final da Davis

Novak Djokovic comemora ponto na vitória contra Gael Monfils na final da Davis - Julian Finney/Getty Images
Novak Djokovic comemora ponto na vitória contra Gael Monfils na final da Davis Imagem: Julian Finney/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo*

05/12/2010 12h26

O sérvio Novak Djokovic cumpriu o que a torcida sérvia esperava no quarto jogo do confronto contra a França na final da Copa Davis. Passou por Gael Monfils por 3 sets a 0 e deixou a definição do campeão para o último jogo, que foi entre Viktor Troicki e Michael Llodra.

O sérvio número 3 do mundo venceu com parciais de 6-2, 6-2 e 6-4, e só teve dificuldades no terceiro set. Chegou a destroçar uma raquete no chão, mas se recuperou após o desabafo e fechou o jogo depois de 2h15 de disputa. Comemorou muito, e chegou a tirar a camisa para jogá-la à plateia.

“Vocês têm que fazer barulho para silenciar a torcida francesa”, disse Djokovic, em sérvio ao microfone no final da partida. “Estamos em casa, isso tem que fazer a diferença”, completou, emocionado.

Djokovic assegurou sozinho dois pontos da Sérvia, que acabou vencendo o confronto por 3 a 2 jogando em casa, na capital Belgrado. Na sexta-feira, ele passou com facilidade por Gilles Simon, enquanto Monfils despachou Tipsarevic. No jogo de duplas, a França levou a melhor.

O jogo começou fácil para Djokovic, que viu Monfils fazer uma graça no quarto game e entregar o serviço. Errando muito, o francês voltou a ter o saque quebrado no final da parcial, e o sérvio repetiu o placar de 6 a 2 também no segundo set.

Na terceira parcial, Monfils começou a acertar mais os seus golpes, sendo mais agressivo com subidas à rede. Conseguiu duas quebras, mas o sérvio devolveu as duas. Na segunda vez que teve seu saque quebrado, Djokovic foi até vaiado por quebrar sua raquete no chão, mas se recuperou após o acesso de ira e ganhou três games seguidos para encerrar a partida.

*Atualizada às 15h15