Topo

Troicki vence Llodra e assegura o primeiro título da Sérvia na Copa Davis

Troicki comemora vitória decisiva contra Llodra na final da Copa Davis - REUTERS/Marko Djurica
Troicki comemora vitória decisiva contra Llodra na final da Copa Davis Imagem: REUTERS/Marko Djurica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

05/12/2010 15h11

Viktor Troicki e Michael Llodra entraram em quadra neste domingo na Arena Belgrado com a chance de saírem como os heróis do título da Copa Davis. No dia anterior, quem levou a melhor foi o francês, que venceu nas duplas. Mas, na partida decisiva, o sérvio fez valer a força da torcida e se impôs ao rival com uma vitória por 3 sets a 0 e parciais de 6-2, 6-2 e 6-3, assegurando o primeiro título da competição para o seu país.

Ponto fraco na derrota da sérvia nas duplas no sábado, Troicki então saiu como o herói do título da Sérvia, marcando o último ponto da vitória por 3 a 2 da França. Os outros dois foram anotados pelo astro Novak Djokovic, que passeou contra Gilles Simon e Gael Monfils.

Número 30 do mundo, Troicki não poderia ter um encerramento melhor para o melhor ano de sua carreira. Em outubro, ele conquistou o seu primeiro título no circuito principal, no ATP 250 de Moscou. Para fechar, derrotou o francês 23º colocado do ranking diante da sua torcida e fez a festa em Belgrado.

Isto é inacreditável. Nem sei como reagir, o que fazer. Este é o melhor momento da minha vida

Viktor Troicki, após vitória decisiva

Este é o melhor momento da minha carreira, e provavelmente da minha nação. Isto é como ganhar a Copa do Mundo

Novak Djokovic, número 3 do mundo

A França, que buscava seu décimo título da Davis, começou o dia com a chance de definir o confronto. Mas Gael Monfils não chegou a ameaçar Novak Djokovic, que empatou a disputa. A quinta e decisiva partida parecia estar melhor para o francês Llodra, mas Troicki não demorou a assumir o controle do jogo.

Llodra teve duas chances de quebra logo no primeiro game de serviço de Troicki. Mas o sérvio resistiu, e então deu início a uma exibição consistente no fundo de quadra. O francês subiu à rede 12 vezes na primeira parcial, mas conseguiu apenas três pontos.

Implacável nas passadas, Troicki quebrou duas vezes o serviço do rival e fechou o primeiro set em 6 a 2. Na sequência, Llodra obteve a sua primeira quebra, mas o sérvio respondeu em seguida e ganhou cinco games seguidos para repetir o placar da primeira parcial.

No terceiro set, o francês continuou tendo baixo aproveitamento das suas subidas na rede. Afobado, tomou passadas decisivas que o fizeram perder o primeiro game de serviço. A partir daí, a comemoração da torcida aumentava a cada ponto que aproximava o país da vitória histórica na Davis, enquanto Troicki apenas administrava a sua vitória.