Topo

Guga exibe melhor forma, vence Agassi e coroa festa dos 10 anos do nº 1

Do UOL Esporte

Em São Paulo

11/12/2010 22h03

A comemoração dos dez anos da primeira vez em que Gustavo Kuerten assumiu a liderança do ranking mundial terminou como o público que lotou o Maracanãzinho esperava. Aposentado desde o ano passado, Guga enfrentou o norte-americano Andre Agassi, ex-tenista que marcou a subida do brasileiro ao topo, e venceu a dura partida de exibição por 7-5 e 7-6 (7-5) neste sábado. Após o triunfo, o maior nome do tênis nacional recebeu homenagens, chorou e cantou com Roberto Frejat.

Em quadra estavam dois ex-tenistas que foram ídolos. Andre Agassi também liderou o ranking da ATP por longo período e somou 60 títulos em sua carreira de simples. Guga subiu ao lugar mais alto do pódio em 20 ocasiões – três delas em Roland Garros. Maior nome do tênis nacional, Gustavo Kuerten comemorou neste mês os dez anos da primeira vez em que foi o número 1.

O feito foi obtido em 4 de dezembro de 2000. Guga alcançou o topo após conquistar o título da Masters Cup de Lisboa, em Portugal. O adversário da decisão foi justamente Andre Agassi, o convidado para a partida de exibição no ginásio do Maracanãzinho, no Rio de Janeiro.

Aposentado há mais tempo, Agassi está um pouco acima do peso. O norte-americano não atua no circuito profissional desde 2007. Mas nem por isso deixou de impressionar o público que por diversas vezes o aplaudiu. Mas as manifestações públicas eram mais efusivas a favor do tenista brasileiro.

E após duelarem por 11 vezes no circuito profissional entre 1997 e 2002 – com sete vitórias de Agassi –, os ex-tenistas voltaram a se encontrar e empolgaram os torcedores. Não faltaram bonitos voleios, backhands, paralelas, bolas no contrapé e aces. Os pontos diretos de saque, aliás, rendiam R$ 1.000 de um ex-tenista para o projeto social Criança Esperança.

Anfitrião da festa, Guga começou com postura mais agressiva. Logo no primeiro game, o brasileiro emplacou dois aces. Na primeira chance de quebra do adversário, Agassi demonstrou sua categoria e experiência. O norte-americano de 40 anos fez Guga se deslocar no fundo da quadra, subiu à rede para salvar o game.

Enquanto Guga atropelava em seus serviços, Agassi encontrava resistência no brasileiro quando estava no saque e tinha mais dificuldade em confirmar. No oitavo game, o norte-americano encaixou bem o saque e Kuerten sofreu na devolução.

VEJA O QUE ELES DISSERAM

Passaram dez anos e eu continuo aproveitando momentos como este. E isto só é possível graças a vocês

Guga, ao agradecer ao público

Quando jogava contra o Guga eu sempre tinha vantagem porque era mais experiente. Mas hoje isso é um problema para mim

Agassi, sobre sua atual forma

Guga obteve mais uma chance de quebra no décimo game, mas Agassi salvou de novo ao marcar seu sexto ace no primeiro set. E a parcial foi definida em erro não-forçado de Agassi, que ficou na rede e permitiu que o dono da festa fizesse 1 a 0.

O equilíbrio do primeiro set foi mantido e nenhum dos dois ex-tenistas deu chance para o adversário. E o cansaço bateu. Mesmo assim, os ex-números 1 do mundo seguiram trocando bolas. Com aplausos do outro lado da rede e festa nas arquibancadas.

A primeira chance que Guga teve para fechar o jogo ocorreu no décimo game. Agassi, então, encaixou seu melhor saque e salvou três chances de quebra do brasileiro. A dura partida de exibição foi para o tie-break. O anfitrião abriu 6-3, mas permitiu a reação do norte-americano (6-5), mas o tricampeão de Roland Garros mostrou que estava em melhor forma e venceu por 7-5.

"O mais importante é hoje conseguir ver quase todas as pessoas que eu mais amo e deram suas vidas para eu chegar onde eu cheguei. E vocês que representam todos os brasileiros. Eu me sinto uma pessoa muita agraciada por viver algo semelhante a esses momentos", disse Guga após o fim da partida de exibição. O ex-tenistas acompanhou momentos de sua carreira no telão montado no ginásio e não conteve as lágrimas. O brasileiro ainda recebeu homenagens da mãe e do ex-técnico e amigo Larri Passos. E para finalizar a festa, ele cantou "Pro dia nascer feliz".