Topo

Tiago Fernandes vira profissional de vez e abre 2011 com turnê estrangeira

Larri Passos coordena treinamento de Tiago Fernandes: rumo ao profissional - Rafael Krieger/UOL
Larri Passos coordena treinamento de Tiago Fernandes: rumo ao profissional Imagem: Rafael Krieger/UOL

Rafael Krieger

Em Camboriú (SC)

17/12/2010 07h03

Consagrado no circuito júnior pelo título do Aberto da Austrália, o alagoano Tiago Fernandes vai completar 18 anos logo após a disputa do Grand Slam de Melbourne em 2011. Mas ele não vai defender seu título, e sim jogar como profissional, na chave classificatória. E será apenas o começo de sua turnê internacional após abandonar a era juvenil e começar uma nova fase no próximo ano.

PROGRAMAÇÃO DE TIAGO

27/12 - Future de São Paulo
03/01 - Aberto de São Paulo
17/01 - Aberto da Austrália
24/01- Challenger de Cingapura
31/01 - Challenger da Tasmânia
07/02 - ATP da Costa do Sauípe

Após o quali do Aberto da Austrália, Tiago ficará no outro lado do mundo para disputar dois torneios challengers, que valem menos do que os do circuito principal da ATP. O primeiro será em Cingapura, no dia 24 de janeiro. Depois, ele jogará na Tasmânia, a partir do dia 31.

“Vou jogar nesse ano focado mais nos futures e nos challengers. Juvenil, eu acho que talvez nem jogue mais nesse ano. Então, nos próximos dois três anos, tem que focar mais nesses torneios profissionais mesmo”, confirmou Fernandes durante treino na academia do técnico Larri Passos em Camboriú.

Até então, Fernandes só havia disputado quatro torneios fora do país como profissional, todos em 2010: os ATPs 250 de Houston e St-Hertogenbosch, além dos challengers de Pequim e Samarkand, no Uzbequistão. Ele somou três vitórias, todas no torneio chinês. 

Além dessas experiências internacionais, Fernandes jogou outros 13 torneios profissionais, com 17 vitórias que ajudaram seu ranking a evoluir da 947ª para a 576ª posição na lista da ATP.

Treinador de Thomaz Bellucci e ex de Gustavo Kuerten, Larri aprovou o novo passo na carreira do pupilo. “Ele passou três anos no juvenil, e chega uma hora que não tem mais motivação. Ele quer saber como é, quer conhecer coisas novas. E isso quem decide não é o técnico, é ele mesmo”, explicou.

Segundo Larri, o garoto agora terá a possibilidade de fazer suas escolhas no calendário e lidar com situações inesperadas em viagens pelo mundo. Tiago se disse pronto para a nova fase: “Acho que esse ano me deu bastante motivação, pelos objetivos que alcancei como juvenil, e todas as experiências que eu já tive estão me motivando ainda mais.

No entanto, antes de partir para a Oceania, Tiago Fernandes terá outros desafios aqui mesmo no Brasil. No dia 27 de dezembro, ele disputará o Future de São Paulo. E, no dia 3 de janeiro, o Aberto de São Paulo. Depois, parte para a turnê internacional, e então volta para disputar o ATP da Costa do Sauípe e outros challengers sul-americanos a serem definidos.