Topo

Federer vence de virada e vai à final em Abu Dhabi; Nadal será o adversário

Das agências internacionais

Em Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos)*

31/12/2010 12h14Atualizada em 31/12/2010 14h32

Roger Federer e Rafael Nadal disputarão a final do torneio amistoso de Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos. Nesta sexta-feira, eles levaram a melhor em seus jogos e avançaram. O suíço, número 2 do mundo, superou o sueco Robin Soderling. Na sequência, Nadal passou pelo tcheco Tomas Berdych.

Federer manteve Soderling como um de seus principais fregueses. Depois de perder o primeiro set, o número 2 do mundo se recuperou e venceu por 2 sets a 1, parciais de 6-7 (3-7), 6-3 e 6-3.

O suíço desperdiçou algumas chances no primeiro set e Berdych se aproveitou para vencer no tiebreak. Mas o número 2 do ranking não repetiu os vacilos no set seguinte e fez 6-3, mesma parcial do terceiro e último set.

Essa foi a 16ª vitória de Federer sobre Soderling, que só conseguiu superar o rival uma vez na carreira. O próximo desafio do suíço, agora valendo o título, tem tudo para ser mais complicado.

Número 1 do mundo, Rafael Nadal confirmou o favoritismo e superou Berdych por 2 sets a 0, com duplo 6-4. Na primeira parcial, o espanhol conseguiu a quebra no nono game e fez 5-4, para fechar em seguida. Depois, Nadal abriu 4 a 1, viu o tcheco encostar, mas venceu por 6-4.

O torneio em Abu Dhabi serve como preparação para o Aberto da Austrália, no início de 2011. Federer é o atual campeão do primeiro Grand Slam do ano e jogará com a responsabilidade de defender o título em Melbourne.

*Atualizada às 14h02