Topo

Mudança de temporada no tênis marca saída de estrelas e volta de aposentados

Veteranos Ivanisevic, Muster e Philippoussis serão atrações na temporada 2011 - Mark Wieland/Getty Images, Reuters e Julian Finney/Getty Images
Veteranos Ivanisevic, Muster e Philippoussis serão atrações na temporada 2011 Imagem: Mark Wieland/Getty Images, Reuters e Julian Finney/Getty Images

Do UOL Esporte

Em São Paulo

31/12/2010 07h00

A temporada do tênis em 2010 marcou a saída de cena de uma série de atletas que estiveram em alto nível no circuito mundial e também iniciou um momento de retornos de tenistas que tiveram destaque no passado e estavam aposentados, como o ex-número um do mundo, Thomas Muster, que dará sequência a mais uma temporada em 2011 e terá companhia de outros “ex-aposentados”.

TENISTAS QUE SE APOSENTARAM EM 2010

Tenista
Idade
Melhor
Posição
Alberto Martin (ESP)
32
34º
Camille Pin (FRA)
29
61º
Carlos Moyá (ESP)
34
Christophe Rochus (BEL)
32
38º
Dominik Hrbaty (ESQ)
32
12º
Elena Dementieva (RUS)
29
Fabrice Santoro (FRA)
38
17º
Guillermo Cañas (ARG)
33
Mariano Puerta (ARG)
32
Mariano Zabaleta (ARG)
32
21º
Nicolas Kiefer (ALE)
33
Paradorn Srichaphan (TAI)
31
Sebastian Grosjean (FRA)
32
Taylor Dent (EUA)
29
21º
Thierry Ascione (FRA)
29
81º

O anúncio nesta quinta-feira da aposentadoria do alemão Nicolas Kiefer, ex-4º do ranking ATP, apenas se juntou a outros nomes do circuito desde os de mais alto nível, como o espanhol Carlos Moyá, ex-número um do mundo, outros ex-participantes do top 10 como o francês Sebastian Grosjean, os argentinos Guillermo Cañas, Mariano Puerta e Mariano Zabaleta e, principalmente, a russa Elena Dementieva que após ter sido campeã olímpica e terceira do ranking feminino deixou as quadras para se tornar dirigente.

Aumentam a lista de aposentados o norte-americano Taylor Dent (ex-21º), o eslovaco Dominik Hrbaty (ex-12º), o espanhol Alberto Martin (ex-34º), o francês Thierry Ascione (ex-81º), o tailandês Paradorn Srichaphan (ex-9º), o belga Christophe Rochus (ex-38º) e a musa francesa Camille Pin (ex-61º).

O francês Fabrice Santoro já havia anunciado no ano passado a sua aposentadoria, mas decidiu jogar apenas o Aberto da Austrália em 2010 para quebrar recorde de participações em torneios de Grand Slam em décadas diferentes.

Por outro lado, o anúncio do retorno do austríaco Thomas Muster aos 42 anos rendeu dúvidas sobre a seriedade da jornada do tenista que já estava atuando no circuito de veteranos, mas o próprio Muster reafirmou que pretende continuar jogando em 2011 e já aparece no ranking ATP como 980º colocado.

A volta de Muster ainda inspirou outras estrelas que já estavam no circuito de veteranos. A próxima temporada contará novamente com o croata Goran Ivanisevic, tenista que foi campeão de Wimbledon e chegou a ocupar a segunda posição no ranking. Ele foi convidado pela organização do Torneio de Zagreb, em seu país, e atuará no torneio de duplas.

Campeão do circuito de veteranos Champions Series em 2010, o australiano Mark Philippoussis, que em março foi derrotado pelo brasileiro Fernando Meligeni na etapa do circuito no Rio de Janeiro, esboçou o retorno na temporada, mas não obteve êxito e prepara sua volta em 2011 para atuar em Wimbledon.

“Eu voltei a me apaixonar pelo esporte com o Champions Series”, explicou Philippoussis após vencer a etapa do Arizona do circuito de veteranos.  O australiano que passa por problemas financeiros espera por um convite para atuar no Grand Slam britânico e já afirmou que pretende seguir jogando, tal qual ocorreu no tênis feminino recentemente com as belgas Kim Clijsters e Justine Henin.

Assim como nos torneios de simples, as duplas em 2011 ganharão uma nova atração. A dupla de holandeses ex-líderes do ranking formada por Jacco Eltingh e Paul Haahuis tem seu retorno marcado para o Torneio de Roterdã, organizado pelo ex-tenista holandês Richard Krajicek. A dupla com tenistas acima dos 40 anos promete ser uma das principais atrações do evento.